quinta-feira, 8 de março de 2012

Cuidados com os dentes dos hamsters



Hamsters são roedores e portanto seus dentes estão em constante crescimento. Isso significa que o hamster precisa estar sempre "gastando" seus dentes, para que não fiquem grandes demais. Eles "gastam" os dentes roendo coisas duras. A maioria deles prefere roer as grades da gaiola, mas pode-se oferecer acessórios de madeira exclusivos para este fim, que são vendidos em Pet Shops. Biscoitos para cães (com sabor de cálcio ou vegetais) também são uma opção.

Se um hamster não tem o que roer, seus dentes podem continuar crescendo até perfurar sua boca ou mandíbula. 

Com dentes grandes o hamster não se alimenta.

Os hamsters são uns dos poucos animais que já nascem com a dentição totalmente formada. Uma má formação dos dentes pode ter origem congênita, e os indivíduos de uma família afetada por esse problema não devem procriar.


Dentes tortos devem ser aparados constantemente.

Ocasionalmente, um hamster pode quebrar um dente. Quando isso acontece, o dente na posição oposta começa a crescer por falta de atrito. Pelo mesmo motivo, um dente pode crescer em excesso se o dente oposto estiver curvo ou torto. Isso ocorre com mais frequência com hamsters idosos. Cheque seus dentes regularmente, para se certificar de que eles estejam crescendo de forma correta. Para fazer isso, basta segurar seu hamster e puxar gentilmente a pele da nuca do hamster para trás. Essa manobra irá forçar o hamster a dar um "sorriso", revelando seus dentes.

Se o dente do hamster cresceu em excesso, ele pode ser aparado com um alicate especial. É preciso bastante cuidado para realizar a tarefa, por isso, é sempre aconselhável que os dentes de seu hamster sejam aparados pelo veterinário.

Aparação dos dentes deve ser feito pelo veterinário

Alguns hamsters, conforme envelhecem, podem ter sérios problemas dentários. Há casos em que os dentes vivem quebrando. Hamsters idosos que têm dificuldade de comer por causa de seus dentes podem ser alimentados com comidas macias, como pão, ovo mexido (sem gordura, sal ou temperos), mingau de aveia (sem açúcar) e ração de hamster amolecida com água ou leite.

Podemos estimar a idade dos hamsters pela cor de seus dentes, quando jovens os dentes são bem claros e a medida que envelhecem os dentes vão ficando amarelados.

Estima-se que os dentes do hamster têm mais tendência a quebrar se sua dieta é baixa em cálcio. Biscoitos para cães (evite os de sabor de carne) são uma boa fonte de cálcio, além de auxiliar no desgaste dos dentes. Outras boas fontes de cálcio são queijo e leite.

Cáries estão se tornando mais comuns em hamsters, provavelmente devido à crescente oferta de guloseimas para roedores, que levam ingredientes doces em sua composição, como mel, por exemplo. Os sintomas da cárie incluem dificuldade para comer, salivação e inchaço na face. Normalmente o tratamento consiste na extração do dente, sob anestesia geral.

68 comentários:

Anônimo disse...

meu hamster e anão russo ele pode desgastar o dente com ração de cachorro dog show?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Você pode dar ração de cachorro, assim como biscoito de cachorro, pois fornece bastante CÁLCIO.

Veja apenas para que NÃO seja ração sabor CARNE! Recomendamos ração sabor VEGETAIS.

Isso, se ele aceitar esta ração, pois meu hamster anão não aceitou...

Meu hamster anão adora biscoito de hamster, ainda não tentei dar biscoito de cachorro.

Abraços

Anônimo disse...

Sabe o nome do alicate para cortar o dente do hamster ? Obrigada

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Não sei o nome deste alicate específico, mas sei que existem dois tipos de alicates usados para cortar os dentes de leitões.

Procure neste site http://www.hoppner.com.br/home.php?link=produtos&sub=37

Abraços

Anônimo disse...

Oi! Meu hamster quebrou o dente. O dente cresce de novo?

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Sim, o dente dele vai crescer de novo, pois os dentes incisivos dos hamsters crescem constantemente.

É aconselhável que você leve seu hamster ao veterinário, porque o dente oposto àquele que quebrou poderá crescer demais por falta de contato com o dente quebrado. Isso vai causar dificuldades para que ele se alimente, e ainda há o risco de que o dente oposto cresça demais e machuque a boca do seu amigo.

O Veterinário vai analisar o caso e ver o que se pode fazer, por exemplo aparar todos os dentes para que fiquem equilibrados (assim como se faz quando você quebra uma unha e apara todas para que fiquem iguais).

Caso o seu hamster apresente dificuldade para se alimentar ofereça ração amolecida em água, e outros alimentos mais moles, até que o dente cresça novamente.

Abraços

luana sousa disse...

olá, estou muito preocupada meu hamster Paçoca já tá velhinho e um de seus dentes quebrou ficou só um pedaço miúdo e o outro ta grandinho e amareladoooo o que faço estou com medo dele não conseguir comer, na minha cidade não tem veterinário que cuide de hamster e agora? ajuda pleas e!!!!!

Ana Maria disse...

Oi Luana
Caso você se sinta capaz, pode-se cortar o dente que continua grande em casa. Isso envolve anestesia e ter um alicate para cortar dentes de leitões.

Segunda opção é passar a dar comida amolecida para ele se alimentar melhor. Procure reforçar o cálcio na dieta dele.

Abraços

Anônimo disse...

Olá tenho 2 hamsters, e um deles ta com uma bolinha branca em cada canto da boca, ñ sei se são dentes ou o que, e ele ñ me deixa ver pois depois que comprei o segundo ele fico meio revoltado.

Anônimo disse...

Oi meu ramstter prendeu os dente na gaiola e machucou bastante os destinhos ficaram tortos Oq faço?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Sobre as bolinhas brancas na boca do seu hamster, podem ser infecções ou abcessos. A melhor forma de resolver isto é levá-lo a um veterinário.
Abraços

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Os dentes ficam tortos quando são abalados até a raiz. Ou seja, uma contusão séria. Não conheço dentista para hamster (seria o caso de um ortodontista), mas aconselho a levar seu hamster ao veterinário. Veja se ele está se alimentando corretamente, dentes tortos podem prejudicar a mastigação e o desgaste dos incisivos. Fique atento e leve-o o quanto antes ao veterinário.
Abraços

Ana Maria disse...

Ah! Lembrei outra coisa Anônimo 1
As bolinhas brancas na boca do seu hamster poder ser fungo (como o "sapinho"). De qualquer forma, só o veterinário para resolver o caso.
Abraços de novo.

miateixeira disse...

Oi, Ana Maria,

minha hamster síria está comigo há um mês e hoje consegui ver que os dentinhos de cima dela estão bem curtinhos e os de baixo já estão muito grandes. Não achei veterinário que atenda hamster aqui, na minha cidade, e não sei como fazer... Ela fica roendo a gaiola com muito desespero, apesar de eu ter lhe dado coisas duras pra roer, como amendoim com casca, rolo de papelão duro, lascas de madeirinha macia, comida de pelota, etc, mas ela se fixou na grade da gaiola e a boquinha dela está até sangrando! O que faço? Você citou u alicate de leitão e anestesia, mas como fazer isso??? Não é perigoso? Ela não vai ficar sentindo dor??? Por favor, me ajuda? Obrigada pela atenção!

Anônimo disse...

Ola eu tenho tres hamster femeas separadas uma e chinês e as outras sirios pode juntar tudo

Unknown disse...

Olá, os dentes de cima do meu hamster estavam muito amarelos e ficaram moles... Um deles já caiu e o outro está prestes a cair... O que eu devo fazer? O dente cresce de novo?

Ana Maria disse...

Oi Mia

Muitas vezes os hamsters roem as grades porque estão estressados e querem sair da gaiola.

Procure dar alimentos duros, e aqueles complementos minerais que parecem uma cenoura de pedra.

Veja se ele tem bastante coisas para ser distrair. Rodinha, bolinha para passear e etc.

Não aconselho ninguém a cortar os dentes do hamster em casa. Só um veterinário deve fazer isso.

Abraços

Ana Maria disse...

Anônimo

Não misture os hamsters! Nem da mesma espécie devem ser misturados, quanto mais de espécies diferentes!

Dois hamsters juntos, sejam de que sexo for, ou de qual espécie for, irão brigar até a morte! Cuidado!

Abraços

Ana Maria disse...

Laís

Se o dente realmente caiu, ele não nasce novamente. Agora, se ele apenas quebrou, tudo bem, ele cresce de novo.

Os dentes podem cair ou quebrar por deficiência alimentar, procure reforçar e melhorar a dieta do seu hamster, ou podem cair ou quebrar devido a idade e neste caso não há o que fazer, apenas ofereça comida mais mole para ele.

Abraços

Andressa disse...

Minha hamster está com um machucado na boca. Tipo um pedaço de carne/pele pendurado. Tipo embaixo da gengiva. Mas ta pra fora. Será o q eh? Na gaiola n tem nada pra ela machucar. :(

Ana Maria disse...

Andressa

Sem uma foto fica difícil dizer o que pode ser. Mas lembre-se: não sou veterinária! Recomendo que, se possível, leve a sua hamster a um veterinário, para ela ser examinada e tratada.

Abraços

Unknown disse...

Oi, comprei um hamster ja adulto, so vi em casa que ele estava machucado e os dentes extremamente amarelos, e chegou a diminuir MUITO , quase esta sem, ele consegue comer? Ele esta perto de morrer?

Ana Maria disse...

Oi Bia

Não entendi muito bem o que você quis dizer, mas vou tentar ajudar. Os dentes são muito amarelos, então é um hamster adulto mesmo, talvez até velho.

Lembre-se, os hamsters vivem em média dois anos, mas podem chegar aos 4 anos se bem cuidados.

O que diminuiu muito? O tamanho dos dentes? Se foi isso está tudo bem, pois você forneceu ração ou comida adequada e os dentes voltaram ao tamanho certo. O tamanho dele diminui? Ele emagreceu? Isso não é um bom sinal, talvez os machucados dele sejam mais sérios do que você possa ver. Os machucados estão sarando?

Não dá para saber se ele está perto da morte, pois não sabemos a idade dele. Lembre-se a vida deles é curta.

Abraços

Unknown disse...

Olha isso é urgente. Minha ratinha Twister de laboratório está doente e não se alimenta e agora deu pra ficar mechendo os dentes eles estão até moles. Oque eu faço? Como faço para ela comer? Não tem nenhum veterinária por perto que trabalha com esses animais então por favor me ajudem.

Ana Maria disse...

Unknow
Eu não sou veterinária! Tente fornecer comida mole para ela, como uma papinha. Mas procure ajuda de algum veterinário, para tratar a doença e realmente ajudar a sua ratinha! A vida dela está ameaçada, procure um médico!

Anônimo disse...

Os dentes do meu hamister estão amarelos isso é normal

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Sim, é normal. Dentes amarelos indicam apenas que seu hamster não é mais um filhotinho.
Abraços

Anônimo disse...

Minha Hamster femea siria esta com uma especie de buraco na pele(focinho) como se fosse um corte no pelo estou com muito medo o que faço?

Ana Maria disse...

Anônimo

Pode ser um simples corte, talvez tenha se machucado com algo da gaiola, nas barras talvez?

Caso ela seja bem mansa, você pode pelo menos examinar o machucado e fazer a assepsia, para evitar que o machucado infeccione.

Geralmente os machucados pequenos cicatrizam bem e rapidamente.

Mas se no exame você perceber que o machucado é mais sério, leve-a a um veterinário!

Abraços

Anônimo disse...

Olár, tenho um hamster sírio ele é manso! Pois hoje ele apareceu com o seu olhinho direito "quase para fora" isso mesmo ,não sei como isso aconteceu, na minha cidade não tem veterinário que cuide de hasmter, e eu estou desesperada, não sei oque ouve com ele, e ele fica incomodado passando a patinha, não sei oque fazer! Você me indicaria algo??
Pfv responde estou MALUCAA , pois amo meu bixinho, não sei oque fazer.Se poder me ajudar agradeço! :(

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Não posso te ajudar muito pois não sou veterinária. Os olhos dos hamsters são muito sensíveis, podem ficar assim por conjuntivite, se eles foram apertados ou virados de cabeça pra baixo, se fizeram muito esforço, por resfriado e por derrame cerebral.

O melhor seria levá-lo a um veterinário. Como paliativo, você pode limpar o olho dele pingando delicadamente soro fisiológico aquecido. Muito cuidado ao manuseá-lo! Caso o olho saia completamente da órbita, ele irá secar e cair, o hamster ficará caolho mas ficará bem!

Desejo melhoras para seu amigo!
Abraços

DjDark (ADM) disse...

Por favor, meu rato(Mecol ou Twister) perdeu os dois dentes superiores, notei isso ontem e nao sei o q faço, nao tenho dinheiro para um veterinario especializado em animais Silvestres que foi o que uma vet do petshop recomendou, estou alimentando o Amendoim com Banana, Maçã e apos ler os comentarios botei um pouco de leita no bebedouro, quando ele beber vou por agua novamente, pretendo fazer isto todos os diasnate os dentes voltarem, isso se voltarem.
O que devo fazer?
Ele e meu amigo, meu companheiro! Ele vai ate pros role comigo.
Nao estou em uma fase mt agradavel sentimentalmente, ele e quem me ajuda, assim como um cachorro.
Por favor, se alguem souber o q fazer me ajuda.
Meu facebook e Yuri Aaron, estou com ele na foto de perfil. Obg!

Ana Maria disse...

Yuri

Primeiro, verifique se os dentes dele realmente caíram. Você pode ver os dentes completos, com raízes e tudo? Se eles realmente caíram não há o quê fazer, pois dentes não crescem novamente. Se o caso foi esse, mude um pouco a alimentação dele para coisas mais moles e vigie os dentes inferiores, pois sem desgaste eles irão crescer demais dificultando a alimentação e até para fechar a boca.

Se os dentes não caíram realmente, se eles se quebraram apenas, é mais fácil, pois os dentes irão crescer novamente, continue cuidando bem dele que ele vai superar esta fase.

Lembre-se que não sou veterinária, o mais indicado é você levá-lo a um veterinário.

Espero que você e seu amigo ainda possam ter muitos momentos legais juntos.

Abraços

SOFIA disse...

OLA TUDO BEM?

EU TENHO UMA HAMSTER CHINES DE UNS 9 MESES, E ESTAVA OLHANDO OS DENTINHOS DELA E PERTO DA GENGIVA PARECE QUE TEM UMA PELE A MAIS NO DENTINHO....SERA QUE DEVO ME PREOCUPAR???

OBRIGADA

Unknown disse...

Oi, preciso de ajuda!!!
Minha hamster ela perdeu os dentes de cima e ta inchado a boca dela, o que eu faço?

Unknown disse...

Oi,minha ramster perdeu os dentes de cima e fico muito inchado, o que eu faço?:(

Anônimo disse...

Meu Hamster deve ter uns 2 meses, no máximo 3, porém ele já está com os dentes bem amarelados e acho que está com cárie, mas não dou guloseimas doces mesmo, só maçã, cenoura e bolacha club social original (poucas vezes)... O que pode ter deixado os dentes amarelinhos ? Precisa arrancar os que estiverem com cárie?

Ana Maria disse...

Sabrina

Não sou veterinária! Mas eu sei que se os dentes dela caíram mesmo, não nascerão outros! Ela pode estar com uma infecção ou uma inflamação na boca, que podem ser causadas por vários motivos. Sei que é chato, mas meu único conselho é: leve-a a um veterinário!
Abraços

Unknown disse...

Olá! Meu hamster quebrou o dente do lado esquerdo, fizemos um raio X, mostra um pedaço do dente, porém não nasce. O que pode ser? Na raiz tem uma mancha e o 3 vet não sabem explicar do que se trata. Estou preocupada, pois meu ham tem agora somente 3 dentes. Estou com medo dele ter uma infecção e não consegui tratar :(. Pediram uma tomografia, mas não encontro clinicas que queiram fazer. Por favor, poderia me dar uma orientação.

Unknown disse...

Se eu tentar cortar o dentinho do meu hamister eu necessito de aplicar anestesia ou não ?

Magda lorrane disse...

Os dentes do meu hamster estão grandes,e o pelo dele esta caindo,percebo que ele esta fraquinho ,o que faço?

Magda lorrane disse...

Os dentes do meu hamster estão grandes,e o pelo dele esta caindo,percebo que ele esta fraquinho ,o que faço?

Ygor Duran disse...

Eu posso dar uma rolha de vinho para meu hamster roer???

Ana Maria disse...

Oi Ygor
Sim, você pode dar rolha de vinho para seu hamster roer. Mas como a cortiça é muito mole, não acho que irá ajudar a desgastar os dentes dele!
Abraços

Unknown disse...

Uma curiosidade
Pq eles não podem comer nada com saber de carne ?

Ludmila Driely disse...

Olá meu hamister quebrou o dente mas já cresceu novamente e certo,tenho que quer algum cuidado com isso? Se for sim quais são eles?
Obrigado espero sua resposta

Anônimo disse...

Olá, tenho um hamster-chines, e ela não roe nada, já coloquei pedra de calcio, petiscos duros, madeira, e nada. Ela só come a comida dela e uns petiscos que não são tão duros, oq posso fazer para ela começar a roer as coisas? Estou com medo dos dentes dela ficarem muito grandes

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Continue oferecendo estes itens para ela roer. Não se preocupe, quando ela precisar irá roer!
Abraços

Anônimo disse...

Meus hamster tem dente grande é normal?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Os incisivos doa hamsters são grandes, mas não tão grandes a ponto de incomodar.

Unknown disse...

Oi bom dia,comprei um hamster para minha filh ele tem 2 meses mais ou menos, e os dentes de baixo dele está muito grande e ele n consegue comer nada duro. E a comida dos hamster é comida de papagaio mesmi, pois fui para comprar e a menina falou q era a comida de papagaio, mais acho q devido o dente ele n consegue abrir os girassóis e milho,só come umas bolinhas vermelhas que vem?

Unknown disse...

Oi bom dia,comprei um hamster para minha filh ele tem 2 meses mais ou menos, e os dentes de baixo dele está muito grande e ele n consegue comer nada duro. E a comida dos hamster é comida de papagaio mesmi, pois fui para comprar e a menina falou q era a comida de papagaio, mais acho q devido o dente ele n consegue abrir os girassóis e milho,só come umas bolinhas vermelhas que vem?

Anônimo disse...

Meu hamster tem 03 anos e apareceu na patinha dele um carroço,gostaria de saber o que fazer, ele coça muito a região.

Anônimo disse...

Meu hamster tem 03 anos e apareceu com um caroço na patinha esquerda que ele coça muito e um tremor na patinha direita,o que devo fazer?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Apesar de criar hamsters a muito tempo, eu não sou veterinária! Recomendo enfaticamente, que você leve seu amiguinho a um veterinário.
Abraços

Anônimo disse...

Oi eu posso dar palito de picolé para o meu hamster roer??

Arisa disse...

Eu espero que você me responda Ana!
Meu animal não é um hamster, mas um porquinho da índia, que eu chamo de Pignelson. Ele tem 1 ano e meio e há dois dias que ele caiu e os dentes dele, apenas os de cima, estão moles! Estou dando água e comida na boca dele mas estou muito preocupada dos dentes continuarem nascendo moles, ou crescerem e por conta da dor ele não desgastar os dentes atuais e crescer de mais! O que eu faço? Será que volta ao normal? Quanto tempo vai levar?

Unknown disse...

Ola boa NOITE meu hamister é anão russo e esta com os dentes muito moles e ainda é bebê . Não é normal né ?

Unknown disse...

Gente minha hamster está com o dente da frente muito mole um só deles... Está mole a ponto de cair... Se cair todo ele nascerá outro??

Unknown disse...

Os hamsters anões podem viver com irmãos do mesmo sexo, isso não têm problema

Elias disse...

Olha nas clínicas veterinárias eles usam uma espécie de cerra própria pra este desgaste,inclusive é feito no animal estando anestesiado para evitar de maiores estresses.

Unknown disse...

Olá, boa noite!
Estou com uma dúvida e preocupada com meu hamster. Ele é o hamster anão Russo, estou com ele há poucos dias , e ele está com 3 meses de vida .

A partir do momento que peguei ele, eu comprei ração que contém frutinhas, grãos de girassóis e a própria ração.

Os dentinhos da parte de cima da boquinha dele caiu no mesmo dia, e notei que ele está dormindo o dia todo(coisa que não era normal).

Gostaria de saber é normal os dentinhos caírem e se nascem de novo, pelo fato dele ser filhote ainda ??

Grata
Jéssica

Unknown disse...

A meu também não sei o que eu faço

Elilza disse...

Meu caro. Fica difícil ler a matéria com esse fundo da página...melhora isso aí. Parei de ler na metade da matéria pois a visão já estava embaçada com esses desenhos de fundo.🤗🤔

Unknown disse...

Olá tenho um hamister twistwer ele se machucou e perdeubos dentes de cima ele não quer se alimentar oq faço??
Existe veterinário próprio para eles.

Unknown disse...

Concordo plenamente com você , só continuei a ler pois era a matéria que estou procurando.

Unknown disse...

Meu hamster esta molengo ncome nada e so roe,eu dei um lapis oq d3vo fzr?

Unknown disse...

Não conseguem viver ju tos. São territorialustas. As minha, sao irmãs e uma atacou a outra e a machucou muito quase atingiu os olhos. Ambas feridas. Separei elas, uma em cada gaiola senão uma mataria a outra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...