Doenças

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas delas são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa. Porém, antes de dar qualquer remédio ou diagnóstico ao hamster, procure um veterinário.

Diarreia
Ela é causada principalmente quando o hamster come muitos legumes, frutas ácidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarreia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure. Procure imediatamente o veterinário, a diarreia mata em pouco tempo.
Também conhecida como doença da "cauda molhada"

Resfriado
É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o em local sem correntes de ar, sempre morno, mas não quente. Procure um veterinário. E quando você ou outra pessoas estiver resfriado, não manuseie o hamster pois poderá passar resfriado para ele.

Olhos lacrimejando, nariz escorrendo.


Hibernação
Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo.

Dormindo ou hibernando?


Sarna (perda de pêlo)
Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.

Não deixe a sarna avançar! Leve logo ao veterinário.


Crescimento excessivo dos dentes
Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.


Neste caso só o veterinário pode ajudar.

Obesidade
A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se o seu está lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é indispensável.

Dieta balanceada e exercícios nele!

21 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde gostaria de saber se eu posso cortar o dentes do meu hamster em casa pois tinha feito umas pesquisas que teria ter um alicate apropriado sera que é facil de fazer isso em casa ?
Obrigada (:

Ana Maria disse...

Olá Anônimo
Nunca tentei fazer isso em casa. Aconselho a você levar seu hamster ao veterinário.

Para cortar os dentes dele você deverá anestesiá-lo e como vai fazer isso com segurança em casa?

Leva a um veterinário que tenha conhecimento sobre hamsters.

Abraços

Alessandra Oliveira disse...

Olá tudo bem? Tenho 3 Hamsters Biju (macho), Hantaro(macho) e Bela. Bem Esses dias tive problemas com os dentes dos 3. O Biju quebrou a ponta de um dos dentes de cima, Hantaro esta com os dentes de baixo grandes de mais mais não chegam a encostar no céu da boca a Bela esta com os dentes de baixo também grandes não sei oque fazer todos eles tomam vitaminas e cálcio e tem objetos para roer. Eles também tem estado extremamente estressados roendo a gaiola e Biju (macho) está dando gritinhos.Isso vem me preocupando de mais gostaria de saber se há veterinários específicos para hamsters?

Ana Maria disse...

Alessandra

Caso você se sinta capaz, pode cortar o dente muito grande. Para isso use um alicate para cortar dentes de leitões. Cuidado com a anestesia, use éter ou clorofórmio com muita atenção!

Forneça comida amolecida (papinha) para que ele possa se alimentar melhor.

Eu RECOMENDO ENFATICAMENTE que você procure um veterinário.

Procure um veterinário que diz atender animais silvestres ou exóticos.

Na cidade de São Paulo tem este atendimento em algumas lojas da COBASI e da PET CENTER.

No Hospital Veterinário da Faculdade Anhembi-Morumbi (Mooca), as quintas-feiras `a partir das 14h, o Dr. José Daniel Fedulho atende animais exóticos e silvestres. Pode confiar, é um excelente veterinário, já levei uma tartaruga de aquário e um hamster anão para ele cuidar.
Abraços

Anônimo disse...

Minha hamster Lady morreu do coração.
Você acha que pode ter sido alguma doença que vez ela ter esse problema no coração?

Ana Maria disse...

Oi Camila
Sinto muito pela perda da Lady. Mas o veterinário não disse o quê poderia ter causado o problema cardíaco dela? Difícil dizer o que poderia ter causado este problema. Poderia estar relacionado a alimentação... se fizermos uma comparação com humanos, as causas seriam: má alimentação, falta de exercício, tendência familiar e etc.

Abraços

Anônimo disse...

Boa Noite!

Meu hamster está com uns sintomas estranhos, ele só quer dormir e os olhos estão "grudados". Gostaria de saber o que pode ser isto? Para os olhos fiz limpeza com cotonete e soro fisiológico.
Acredito que ele está assim por causa do calor, está fazendo quase todos os dias perto dos 40ºC. Outra dúvida que tenho é se posso deixar ele no ar condicionado? E o que fazer para diminuir o calor?

Preciso de umas dicas!

Obrigada!

Ana Maria disse...

Anônimo
Olhos grudados pode ser sintoma de conjuntivite. Limpar os olhos ajuda mas não resolve o problema. Se puder leve-o ao veterinário, se não puder use um colírio antibiótico como o Tobrex.

Tanto para hamsters como para humanos é bom ter cuidado com ar condicionado.

Para evitar o calor diminua a forragem, troque a forragem com maior frequência, mantenha a gaiola em local arejado e fresco, dê mais alimentos frescos.

Abraços

Unknown disse...

Minha namorada tem um casal de hamster, e como sou muito atencioso acebei percebendo que a femea é muito preguiçosa e não roi a casinha que nem o macho faz, ai um dente dela está grande e curvado, ainda bem que curvou para fora da boca, aqui na cidade não tem vet especializado, tem alguma coisa que eu possa fazer? já comprei um roedor pra ela, to na esperança que ela consiga diminuir esse dente

Ana Maria disse...

Oi Lucas

Você já fez o poderia fazer quando deu algo para a hamster roer. É bom observar se ela está se alimentando bem, geralmente estes dentes grandes atrapalham para comer. O ideal seria cortar o dente, mas isso só um veterinário!

Abraços

Unknown disse...

Preciso de ajuda... Bom comprei um hamster a 3 dias, o vendedor falou que ele tinha cerca de 45 dias.. o hamster não abriu o olho ainda .... peguei ele e abri um pouco o olho dele pinguei soro mais não parece que resolveu .. o que pode ser? sera que tenho um hamster cego? o hamster é bem ativo...

Ana Maria disse...

Oi Júlio

Com 45 dias os hamsters já são adultos e com certeza os olhos já estão abertos.
Qual a raça dele, sírio ou anão? Em algumas linhagens de sírios, podem acontecer anomalias genéticas, e os animais nascem cegos, sem os olhos. Isso pode acontecer em hamsters sírios brancos e cinzas.

Você viu se ele tem os olhos? Caso afirmativo pode ser conjuntivite. Leve ao veterinário ou se não puder use um colégio antibiótico.

Boa sorte e melhoras para o seu filhote.

Unknown disse...

Minha hamster espirra frequentemente, é normal? No início suspeitei de alergia e tomei providências, melhorou mas as vezes ainda a vejo espirrando. (Aparentemente não espirra tanto quanto antes, mas ainda me preocupa). Não acho que seja resfriado porque os olhos não lacrimejam e não está com o narizinho molhado.
Blog muito bom, parabéns. Ajuda muita gente que está cuidando de hamsters pela primeira vez. Obrigada.

Ana Maria disse...

Olá Nyara

Espirros em hamster é tão normal como espirros nos seres humanos. Ou seja, se estiver espirrando muito tem alguma coisa errada. Pelo que você falou deve ser alergia, pois você disse que "tomou providências" e os sintomas melhoraram. Procure "tomar mais providências" para sanar de vez os espirros de sua hamster. Obrigada pelos elogios!

Abraços

Anônimo disse...

eu comprei 2 hamster machos e ele nao fazem nada, nem um exercicio eles tem uma bola na gaiola mas so usam pra dormir .. o que posso fazer para eles se exercitarem mais

Ana Maria disse...

Olá Anônimo
Não recomendo deixar os dois na mesma gaiola. Os hamsters são animais solitários, eles se dão bem quando filhotes, mas depois podem brigar até a morte!
Quanto aos exercícios, procure colocar um "playground" na gaiola deles. Objetos simples podem estimular a curiosidade dos pequeninos, e aqui no blog existem várias ideias.
Abraços

Tayssa disse...

ME AJUDA POR FAVOOOOOR !!!!!
Acho que vc já me conhece kkk frequento o seu blog há muito tempo e estou desesperada,meu hmst o Mikeh foi picado por uma fomiga e ele se proprio ferio pq ficou se cossando a noite toda ! e chegou a sangrar e criou uma casquinha de sangue sabe aquelas que agente cai e cria pois é ele está com uma dessas e não sei oque faço,meus pais não tem condição de pagar um veterinario então não sei oque fazer me ajudaaaa !!!!!!!

Ana Maria disse...

Tayssa

Os hamsters se recuperam facilmente de pequenos machucados. Já formaou uma casquinha como você mesma disse, não precisa se preocupar!
Abraços

Anônimo disse...

caiu os dentes superiores do meu hamster (chines), porém ele não quer comer nem beber nada. Parece que trava a boca quando tento dar algo mais molinho. Esta´muito magrinha. o que pode ser?

Leda.

Unknown disse...

Boa noite. Meu hamster está com o lho ruim abre bem pouco um dos olhos. Já coloquei soro e não adiantou. O que faço?

Unknown disse...

Meu hamster está doente não se movimenta muito é está com olho fechado e com secreção não se alimenta,alguém pode me dizer algo pra que ele se recupere

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...