Alimentação

O hamster, em seu ambiente natural, tem uma alimentação bastante variada que inclui sementes, frutos e até mesmo insetos. No entanto, para garantir a saúde de seu animal, é recomendável dar a ele uma alimentação equilibrada e saudável, sem exageros!

Primeiramente, é muito importante variar a alimentação dele, pois como uma criança, enjoa rapidamente se a mesma comida for dada todo o dia e segundo é arranjar um comedouro pesado para que o hamster não possa virar e derrubar toda a comida no chão.

Lembre-se: um hamster não é como um cachorro ou um gato por exemplo, seu organismo é extremamente frágil a certas substâncias. Além disso, ele é um animal que prefere muito mais o consumo de vegetais e grãos a carnes e laticínios. Um hamster bem alimentado é um hamster feliz e saudável.

Você pode encontrar em Pet Shops e casas de agricultura, misturas especiais para hamsters. É necessário verificar se essa ração tem boa aparência e é bastante variada. Não adianta dar apenas um tipo de alimento. É preciso diversificar.

O hamster precisa sempre ter água fresca disposição. Somente a alimentação não é suficiente para sua hidratação completa. Recomendamos bebedouro tipo garrafinha com bolinha de metal na ponta, pois evita vazamentos.

Caso o criador do hamster seja uma criança, lembre a ela de não dar nenhum tipo de doce ao animal como: chocolate, bolacha, bolo, etc, pois além de ensinar ao animal maus hábitos alimentares, ele engordará demais ao ponto de não conseguir fazer exercícios, como brincar na rodinha, o que deixará o animal estressado ao ponto de poder levá-lo a morte. Mantendo uma alimentação saudável, é bem possível que seu hamster viva mais e melhor!
Atenção: se a comida estiver desaparecendo rapidamente do pote, verifique onde o hamster dorme. Provavelmente, se ele for um hamster precavido, você encontrará bastante comida estocada. Não é necessário empanturrar seu hamster de alimento, apenas verifique sempre se ele possui comida, estocada ou no pote, disponível para consumo.


Ração Diária:

Uma das fontes principais da alimentação do seu hamster, pois possui todos os nutrientes que seu animal precisa. Recomendo a ração da marca Alcon, que é especialmente desenvolvida para pequenos roedores, como o hamster. Diariamente, deixe ração disponível para seu hamster.


Mistura de Sementes:

Hamster Sírio comendo amendoim Há também no mercado vários mix de sementes que são muito nutritivas, o hamster adora e dificilmente enjoa. Nesta mistura é preferível haver: soja, milho, ervilha, sementes de girassol, amendoim, aveia e trigo.






Frutas, Verduras e Legumes:

Hamster Sírio e uva No caso das frutas, verduras e legumes lembre-se de lavar bem e dar em pequena quantidade, para que o animal vá se acostumando com a textura do alimento. Não esquecer de dar verduras e legumes crus e sem tempero. Repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão. Cenoura, nabo, abóbora. Maçã, morango, pêra, uva, caqui e banana. Também é recomendado ter uvas passas, ameixas secas.


Petiscos e agrados:

Os petiscos e agrados não devem ser dados na mesma frequência que a ração diária. Podem ser dados duas ou três vezes por semana sem prejudicar a saúde de seu roedor: frutas frescas (evite frutas cítricas, como laranja e limão), iogurte, pão, queijo, flocos de milho sem açúcar, biscoitos (recomendável biscoito água e sal, que não é muito doce nem muito salgado), e pedacinhos quebrados de biscoito para cachorro do tipo duro.



Insetos:

Também é permitido dar pequenos insetos, como gafanhotos.






 

Biscoitos e Bolos preparados:
Já ouvi falar por aí de receitas para biscoitos, bolos e até picolés para hamsters. Tem até uns vídeos sobre isso no You Tube.
Atenção: todas as receitas devem ser feitas em pequena quantidade pois podem ser consumidas no máximo em 3 dias.

Encontrei esta receita no Blog da Yazinha:  
Ingredientes

1)1 e 1/2 colher(sopa) de farinha de trigo
2)2 colheres de leite desnatado
3)1 ovo de codorna(pode ser de galinha,mas coloque só um pouquinho!!)
4)1 pedaço de fruta (pode ser banana,pêra,maçã ou uva)

Modo de preparo

1)amasse a fruta até vira papinha
2)misture todos os ingredientes em um copo
3)junte com a fruta
4)para assar,use uma forma de empada pequena,coloque a massa na forminha untada e asse
5)espere esfriar e sirva um pedaço ao seu hamster

Este outro eu peguei de um vídeo do You Tube Hamster Cookie Recipe:

- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de aveia
- 4 colheres de sopa de mistura de sementes
- 1 colher de chá de mel ou manteiga de amendoim

Misture bem todos os ingredientes, unte uma assadeira com manteiga e asse por 10 a 20 minutos dependendo do seu forno


ALIMENTOS PROIBIDOS:

Alguns alimentos são terminantemente proibidos! Caso você ofereça estes alimentos a seu hamster, a saúde dele pode estar comprometida: chocolate, doces, cebola, cebolinha, alho, ração especial para coelhos (contém hormônios), frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, pêssego, figo, cereja, flores, salgadinho e frituras em geral, e alface (pode dar diarréia e problemas no figado). Quanto a gema de ovo cozida, já li gente recomendando e gente desaconselhando totalmente, há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios.

2 comentários:

Unknown disse...

Entendi tudo direitinho ,mas quero perguntar se pode trocar a palha por areia de gato ??

Ana Maria disse...

Oi Ellen

Pode sim!

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...