Reprodução

Órgãos genitais

O hamster macho possui testículos bastante desenvolvidos. O sexo de um hamster pode ser determinado através da verificação da distância ano-genital; por outro lado, a parte traseira do corpo de uma fêmea é mais arredondado, enquanto que a do macho é mais alongada, com a cauda sobre os testículos.





Antes de decidir criar hamsters, deve estar preparado com um plano para lidar com a ninhada quando a hamster der à luz. Sabe-se que os hamsters podem dar à luz até 18 crias por ninhada, embora a média seja de 4-8 crias. Pode dar as crias para casas da sua confiança, ou vendê-las a uma loja de animais responsável e de respeito. Se decidir ficar com as crias, deve estar preparado para comprar gaiolas e acessórios antes das crias nascerem. Deve separar os hamsters por gaiolas diferentes depois de eles terem sido desmamados para evitar lutas e problemas de saúde devido a um número excessivo de hamsters.

Mantenha uma tabela que registre e sumarie as criações e nascimentos. Apenas hamsters saudáveis com uma boa taxa de nascimentos bem sucedidos devem continuar a criar. Os Hamsters Sírios podem começar a criar aos 2-3 meses de idade, enquanto que os hamsters anões podem-se juntar às 4-6 semanas de idade. Uma fêmea mais jovem pode frequentemente juntar-se a um macho mais velho, mas não ao contrário.

Como os hamsters são animais solitários, a fêmea não aceitará o macho prontamente. Ambos devem ser apresentados gradualmente e serem vigiados de perto. Se a fêmea não estiver pronta para acasalar, pode ser vista a tentar virar o macho de costas, pondo o seu nariz debaixo da barriga dele. Então, ambos os hamsters devem ser separados.

A hamster tem o seu período fértil de 4 em 4 dias. Antes de acasalarem, ambos os hamsters farejar-se-ão um ao outro e a fêmea ficará muito quieta com as patas traseiras bem apoiadas e a cauda e orelhas erectas quando o macho colocar as suas patas da frente nas costas dela. Ocorrerá então o acasalamento. Com os Hamsters Sírios, o macho após acasalar (durante cerca de 30 minutos) deve ser separado da fêmea, isto para prevenir que um ou ambos os progenitores destruam as crias, após o nascimento. Com os hamsters anões, o macho pode permanecer na gaiola pois irá ajudar a criar a ninhada. Se quiser continuar a fazer criação com o par, não remova o macho quando a ninhada nascer, porque provavelmente não conseguirá juntar o par novamente.

O cruzamento deve ser feito passando a fêmea para a gaiola do macho (nunca vice-versa).







Antes de acasalarem, ambos os hamsters farejar-se-ão um ao outro e a fêmea ficará muito quieta com as patas traseiras bem apoiadas e a cauda e orelhas erectas quando o macho colocar as suas patas da frente nas costas dela. Ocorrerá então o acasalamento. O sinal de gestação é evidente, as tetas ficam proeminentes e ela engorda consideravelmente. Num período de aproximadamente 16 dias (nos hamsters sírios) e 21 dias (para os hamsters anões) a fêmea irá parir.

Durante a gestação, é importante fornecer alimentação à vontade, leite e vegetais para aumentar a taxa de ingestão de proteínas. Não se deve pegar na fêmea neste período. Também remova a roda ou qualquer outro objecto que possa magoar a fêmea. Cerca de dois dias antes da data esperada para o nascimento, deve-se limpar a gaiola e deixar bastante material disponível para a fêmea construir seu ninho (papel higiénico, por exemplo). Não use jornal, pois a tinta pode ser tóxica. Após a limpeza, não se deve mais mexer na gaiola ou incomodar a fêmea.

Antes do nascimento, ela contrairá os músculos abdominais duas ou três vezes, irá sentar-se nas patas traseiras e curvar-se, enquanto dá à luz a um único filho de cada vez. A placenta, que parece um pequeno saco de sangue, será expelida após o nascimento de cada bebe, sendo em geral ingerida pela mãe. Os filhos nascerão em intervalos de mais ou menos 10 minutos, e a mãe deverá permanecer activa entre cada nascimento. Desta forma, os bebes poderão nascer em lugares diferentes da gaiola, mas a mãe os recolherá e os levará para o ninho assim que terminar o parto.

Os filhos nascem sem pêlos, cegos e surdos. Os olhos pretos já poderão ser vistos através da pele. No entanto, se os olhos forem vermelhos, não poderão ser vistos. Eles já nascem com dentes. Não se deve mexer no ninho nem nos filhotes antes de duas semanas, sob o risco de a mãe rejeitar as crias ou mesmo comê-las.

A pele dos filhotes começará a apresentar pigmentação após 6 dias e a pelagem começará a crescer. Aos 8 ou 10 dias, os filhos começarão a andar pela gaiola. Com 16 dias, já estarão cobertos de pêlos e seus olhos já estarão abertos. Já será possível segurar os filhos por curtos períodos, podendo-se então limpar a gaiola.

Enquanto a mãe estiver a amamentar, deve-se manter a dieta reforçada com ração, ovos cozidos, leite ou pão embebido em leite. Com 3 semanas de vida, os filhotes já estarão desmamados, e deve-se então separá-los em duas gaiolas diferentes, por sexo, nos hamsters sírios. Após 3 semanas junto aos seus irmãos e com 6 semanas de vida, cada filhote deverá ser colocado em uma gaiola separada e estarão prontos para serem vendidos ou doados.

Hamster Sírio
Puberdade: 4-5 semanas
Idade óptima para começar a criar:
Machos – 10-12 semanas
Fêmeas – 16-20 semanas
Ciclo éstrico: Cada 3-4 dias
Período de gestação: 16-18 dias
Tamanho da ninhada: 1-18 (a média é cerca de 8)
Peso à nascença: 3g
Idade de desmame: 3-4 semanas

6 comentários:

Unknown disse...

a femea pode engravidar duas vezes ?

Ana Maria disse...

Oi Tayssa

Não entendi seu comentário!

A hamster fêmea possui um ciclo reprodutivo muito rápido! Ela entra no cio a cada 4 dias, sua gestação dura apenas 16 dias e logo após o nascimento ela pode cruzar novamente!

Nesse ritmo, a fêmea poderá engravidar várias vezes, não apenas duas. Mas isso prejudica a fêmea, cada gravidez desgasta demais a hamster, por isso é aconselhável controlar as quantidades de cruzamentos de cada fêmea.

Abraços

Unknown disse...

muito obrigada,mais tenho outra pergunta a hamster da minha amiga ester a perola estava "gostando" do mikeh ai nos viviamos juntando os dois ja que li neste post que eles tinham que se ver constante mente mais um dia quando agente foi cruzar os dois ela brigou com ele os dois n se machucaram mais nos nao tivemos coragem de juntalos novamente você sabe oque aconteceu ? e porque aconteceu ?

Ana Maria disse...

Oi Tayssa

Provavelmente depois de conhecer a Pérola, e depois de todos estes encontros, o Mikeh resolveu levar o relacionamento deles mais a sério, ou seja, ele tentou cruzar com ela. Afinal, como qualquer macho, ele deve ter achado que ela estava a fins dele! kkkkkkk

E ela, com certeza, não estava no seu período receptivo! Faça o teste de prontidão na Pérola antes de juntá-la novamente ao Mikeh. Só coloque os dois juntos quando ela estiver pronta para cruzar. Afinal, os machos SEMPRE estão prontos para cruzar! kkkkkk

Para que os hamsters se vejam constantemente, não precisam ser colocados na mesma gaiola, podem ser colocados em gaiolas vizinhas, de um jeito que eles possam se ver, se cheirar e até se tocar, mas com segurança.

Boa sorte na reprodução dos seu pequenos, e lembre-se de providenciar lares adequados para os filhotes!

Abraços

Unknown disse...

obrigadaa ! mais qual e o periodo receptivo da perola ?

Ana Maria disse...

Então Tayssa, eu fiz uma postagem sobre o teste de prontidão. Você precisa fazer o teste todos os dias, `a noite, quando a Pérola estiver acordada e brincando. Ela ficará dura como uma estátua no dia certo, depois é só contar de 4 em 4 dias, para saber o próximo dia fértil.
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...