Pelagem

Short Haired
Short Haired Cream
 Este é o tipo de pelagem natural. O pelo deve ser muito curto, quase "pelúcia" e ter textura semelhante a veludo. Quando o pêlo de hamster de pêlo curto é afagado ao contrário (da cauda para a cabeça), o pêlo deve "ressaltar" sem revelar pele descoberta.
Como o short haired é o tipo selvagem do pêlo, as mutações que afetam os tipos de pelagem são recessivas. Para ser longhair ou rex um hamster deve herdar um gene para a mutação de ambos os progenitores – se não o fizer, então será shorthaired. Por esta razão, cruzar um hamster longhaired com um hamster shorthaired pode – ou não – produzir crias longhaired, mas produzirá quase sempre crias shorthaired.
Alguns animais shorthaired, particularmente Creams, com antecessores longhaired têm pêlo que é mais longo que o normal, mas ainda não são longhaired. Este pêlo não "ressalta" como o pêlo dos verdadeiros shorthaired. Embora não afete a saúde do hamster, é uma falta muito comum nas exposições de animais.

Long Haired

O pêlo de um hamster longhaired deve ser muito denso mas é "felpudo", como a penugem das sementes de dente-de-leão ou o algodão, em vez do toque aveludado do pêlo shorthaired. Por esta razão, pessoas que não são alérgicas a hamsters shorthaired podem ser alérgicas a longhairs.
O pêlo longhaired expressa-se de forma diferente nos dois sexos, devido às diferenças nos hormonios. Os machos têm uma "crina", que sai da coluna e cai sobre os flancos. Esta crina varia em comprimento mas em alguns animais de exposição pode ter 10 cm ou mais! As fêmeas, por outro lado, têm o pêlo muito mais curto que assenta uniformemente sobre o seu corpo. As fêmeas mais velhas desenvolvem ocasionalmente "tufos" à volta das extremidades traseiras à medida que os seus hormonios se alteram com a idade.
O gene longhaired (l), é recessivo, por isso um hamster longhaired deve herdá-lo de ambos os progenitores. Por esta razão, o cruzamento de dois hamsters longhaired só pode produzir crias longhaired, mas cruzar longhaired com shorthaired, ou dois animais shorthaired, pode produzir apenas crias shorthaired ou uma mistura de crias long e shorthaired.

Rex

Este gene produz hamsters com pelagem encaracolada ou ondulada. Os bigodes são geralmente encaracolados ou pelo menos ondulados e podem ter um aspecto cómico, enquanto a pelagem é ondulada ou fortemente encaracolada. Pode aparecer em hamsters long ou shorthaired mas os caracóis são mais "apertados" e óbvios nos animais shorthaired.
O gene rex (rx) é recessivo, por isso um hamster rex deve herdá-lo de ambos os progenitores. Qualquer cruzamento envolvendo dois hamsters rex só pode produzir crias rex, mas cruzando rex com não-rex, ou dois animais não-rex, pode produzir apenas crias não-rex ou uma mistura de crias rex e não-rex.

Satin

Golden
Satin Golden
Os hamsters satin têm um brilho profundo, lustroso na sua pelagem. Cada pêlo atua como um prisma, refletindo a luz e dando-lhe um efeito "brilhante".
O gene satin (S) é um gene dominante, por isso não pode ser portado. Cruzar dois animais não-Satin não produz crias Satin. Contudo, cruzar um animal Satin com um não-Satin pode produzir uma mistura de crias Satin e não-Satin.
Não é aconselhável cruzar dois animais Satin, pois podem nascer crias "double Satin". O gene Satin, para além de alterar a estrutura capilar, afeta a densidade da pelagem; os animais Satin têm ligeiramente menos pelos por centímetro quadrado de pele que os não-Satin. Normalmente isto não é um problema, mas animais "double Satin" (os que herdam um gene Satin gene de ambos os progenitores), têm pelagens finas, não uniformes com pelos rijos e curtos, tipo barba. Isto não afeta a sua saúde em geral, mas tem um aspecto pouco atraente, e obviamente faz com que eles fiquem com frio mais facilmente!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...