Amansar

Com paciência e dedicação, todos os hamsters podem ser amansados. Quanto mais jovens, melhor. 


Atenção: só manuseie hamsters já desmamados!


Comece cedo se possível.

Converse com seu hamster toda vez que alimentá-lo, para que ele se acostume com sua voz. Os hamsters mordem apenas quando estão assustados. Se você for mordido enquanto tentando amansá-lo, não se assuste, como eles enxergam mal pode ter sido só uma "provadinha" para saber o que era a sua mão. Mesmo que a mordida seja mais forte e doa, não grite ou faça movimentos bruscos, pois ele ficará muito assustado e vai prejudicar todo o seu trabalho. Coloque o hamster de volta na gaiola e deixe-o sozinho por algumas horas, para que ele se acalme. Lave o local da mordida com sabão neutro.
Não recomendo o uso de luvas. Os hamsters são muito ligados ao olfato, e se acostumarão o cheiro da luva. Ao tirá-la, eles poderão morder a "mão estranha".
Você será capaz de amansar o hamster em cerca de 3 semanas se seguir o método abaixo:

  • Primeiro observe seu hamster por alguns dias, para descobrir a partir de que horas ele está acordado e ativo - o melhor horário para começar a amansá-lo. Se quiser também pode mudar o horário do seu hamster como exemplo: ele acorda todo dia as 18:00 (os hamsters são animais noturnos) mas ás 18:00 não é o horário que você quer, basta começar acordar ele mais cedo até ele acostumar. Descubra também seus petiscos favoritos, pois você poderá usá-los para ajudá-lo a superar o medo. Depois, coloque um pouco de comida na mão e despeje-a no comedouro já dentro da gaiola, para que o hamster se acostume com a sua mão e aprenda que é ela que leva a comida. Depois de alguns dias, deixe sua mão próxima ao comedouro enquanto o hamster come.
  •  
     
  •  Quando o hamster estiver confiante o suficiente para comer ao lado de sua mão, coloque um pouco de comida na palma e espere. Pode demorar alguns dias para que o hamster tome coragem de comer na sua mão. Quando o fizer, você pode acariciá-lo suavemente suas costas com um dos dedos. Tome cuidado apenas para não encostar em sua cabeça, senão ele ficará incrivelmente assustado.
  •  
     
  • Depois, acostume seu hamster a ser segurado. Quando ele estiver comendo em sua mão, cubra-o com a outra mão e levante-o do chão um pouco. Eleve pouco suas mãos, de forma que se o hamster pular ele não se machuque. Da primeira vez, deixe-o pouco tempo levantado, e vá aumentando o tempo. Após alguns dias, o hamster não mais se incomodará em ser levantado, e você poderá então, com cuidado, tirá-lo da gaiola.
  •  
     
  • Mantenha-o sempre a uma distância segura do chão, para que ele não se machuque se cair. Deixe-o passar de uma mão para outra, e logo ele estará confiante o suficiente para correr pelo seu braço.
Meu primeiro hamster, o Teco, era igual a este!

Pelo fato de ser um animal com pouca visão, os hamsters se guiam pelo olfato, sons e vibrações, por este motivo, toda vez que chegar próximo a ele procure conversar para que o mesmo reconheça a sua voz, e jamais grite, mesmo que o hamster faça algo de errado, como morder seu dedo, pois a audição deles é muito aguçada, e com um grito você poderá assustá-los.

Como usamos o método de atraí-lo com petiscos nas mãos, é lógico que alguma mordida vai acertar os seus dedos... mas de qualquer forma fique tranquilo, os hamsters não transmitem nenhum tipo de doença!


Finalmente seu amigo seguro, tranqüilo e confiante em suas mãos.

7 comentários:

Anônimo disse...

ai amei o blog a última foto mais ainda rsrs

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Muito obrigada pelo elogio.


Abraços

Unknown disse...

Qual a raça desse hamster branquinho?

Ana Maria disse...

Oi Isáh

Todos os hamsters desta postagem são hamsters sírios. O mais clarinho (imagino que seja esse o "branquinho") é um hamster sírio creme.
Abraços

Anônimo disse...

Oi, eu queria saber se pode dar banho neles ??

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Não! Nada de banho! Nem mesmo aqueles banhos seco com pozinho branco, pois aquilo é só para chinchilas.

Nada de banho! Mantenha a gaiola deles sempre limpa que o cheiro será pouco.

Caso seu hamster deixe você pode escová-lo. Mas os hamster costumam ser muito limpos e fazem uma boa higiene pessoal sem ajuda dos donos.

Abraços

Anônimo disse...

comprei um hamster mas a moça me deu o pozinho branco dizendo que ela poderia tomar banho nele, eu deveria tirar da gaiola então? pq ela já tomou banho uma vez e ela me lambeu hoje , queria saber sobre oq conversar com ela tbm .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...