Viajens

Da loja para casa

Viajar com um animal tão pequeno da loja para casa, ainda que possa ser um caminho curto, pode revelar-se uma verdadeira dor de cabeça. Muitos donos começam a sua viagem com destino a casa com o seu animal de estimação e acabam se vendo surpreendidos pela fuga do pequeno roedor.

Os hamsters são verdadeiros artistas de escapadelas e facilmente podem encontrar os mais improváveis esconderijos dentro de um carro. Este tipo de situação pode revelar-se um verdadeiro tormento para o seu dono. Para evitar que isso aconteça, vamos dar-lhes algumas dicas de como viajar com um hamster em segurança.

Transportadoras para Hamster

Esta caixa não deve ser usada para hamsters.

Infelizmente muitas lojas de animais insistem em fornecer aos inexperientes donos, caixas de cartão (mais adeguadas para pequenas aves), de forma a transportar os seus pequenos hamster até a segurança do seu novo lar. Embora estas transportadoras "improvisadas" aparentem ser resistentes e aguentar a curta viagem, a verdade é que não são de forma alguma um desafio para o curioso hamster de dentinhos afiados. O seu pequeno hamster facilmente irá conseguir roer o cartão, e encontrar o caminho para uma nova aventura, dentro do seu carro, em apenas poucos minutos.


Esta caixa é da Habitrail. Existem outras mais baratas.
O aconselhável é investir numa pequena transportadora, que pode facilmente encontrar à venda na mesma loja em que adquiriu o hamster. Certifique-se de que a transportadora é bem ventilada, feita de um  material resistente e que tem de preferências pegas para facilitar o transporte. Neste caso, a única coisa com que precisa se preocupar quando levar o seu hamster para casa é verificar se a tampa está bem presa antes de a levantar pelas pegas. Esta pequena transportadora também será muito útil quando precisar limpar a gaiola, pois terá um local seguro para colocar o animal.




Férias ou viagens mais longas

Viajar nas férias com a família é um programa dos mais agradáveis no fim de ano. Levar o animalzinho de estimação também é muito legal, mas é preciso tomar alguns cuidados seja qual for o seu destino. Em todos os casos, não se esqueça de levar a "bagagem" do seu pequeno amigo: serragem, ração, mistura de sementes em quantidade suficiente para todo o tempo da viagem, e a bolinha de exercícios, ou então, informe-se com antecedência, se no local para onde vocês vão, existem lojas que vendam produtos para hamsters.

De carro
Caso precise viajar e decida levar o seu hamster com você, tire o bebedouro da gaiola, para que a água não vaze e ensope a serragem, e ofereça água de duas em duas horas. Aconselho, se possível, a não viajar com ele durante o verão por causa do sol. Algumas pessoas recomendam que se retire da gaiola a rodinha de exercícios, mas eu prefiro deixar no lugar, desde que bem firme, pois oferece um bom esconderijo, ajudando a aliviar o stress da viagem.
Se for mudar de casa, leve-o na gaiola num local do carro com temperatura boa, longe do sol e prenda bem a gaiola com o cinto, para que não caia e machuque seu bichinho no caso de uma freada brusca. 

De avião
Algumas empresas aéreas permitem até que você possa viajar com o animal sob a poltrona do avião, mas é preciso entrar em contato para tirar possíveis dúvidas, pois cada uma tem regras específicas. Assim você evita surpresas desagradáveis na viagem.

Os animais costumam viajar no compartimento de bagagem, acondicionados em caixas especiais em que eles possam ficar em pé e se mover. Ele também tem de conseguir dar uma volta em seu próprio corpo para que a viagem seja efetivada. Também é possível que o animal viaje na cabine em casos especiais, como os acompanhantes de deficientes visuais, que não pagam taxa extra.

Apesar de que desde julho de 2006, a Guia de Transporte Animal (GTA) não é mais exigida para viagens no território nacional com cães e gatos,  para viajar com peixes ornamentais, animais de pequeno porte como o hamster e a chinchila, por exemplo, o GTA ainda é necessário.

Duas companhias aéreas brasileiras que aceitam levar animais são a TAM e a GOL. A seguir os procedimentos detalhados para embarcar um hamster na TAM:

Você vai ter que ligar com antecedência pra companhia e reservar a vaga do animal. Só podem ir dois por vôo e se alguém já tiver reservado você não vai poder levar!
Ele não pode ir dentro do avião com você, na verdade você nem vai poder despachar ele no aeroporto no mesmo lugar que você faz check in e despacha as malas. Você vai ter que levar ele com duas horas de antecedências na empresa de Cargo da sua companhia aérea. (Na TAM é TAMCargo e na GOL é GOLlog).
Você tem que levar numa gaiola/compartimento que seja resistente, de onde ele não possa fugir, com forragem pra contar o xixi e coco dele, o que você usa no dia-a-dia serve. E deve ter um tamanho pra ele poder ser virar pra um lado e pro outro com conforto (não pode nanica, apertada!).


Você vai ter que levar um atestado de saúde e um GTA (guia de transporte animal) emitido por alguns veterinários e pelo ministério da agricultura. Os vets cobram, o min. da agricultura não.

A companhia aérea vai cobrar pelo peso e medida da caixa, variando entre 100 -200 reais, dependendo do peso e tamanho da caixa.

É melhor não colocar comida nem água, o ham consegue resistir esse tempo, porque ele pode ficar enjoadinho.

Fazendo tudo isso, ele vai no compartimento de bagagem do mesmo voo que você, e assim que chegar no aeroporto de destino, você deve falar com um agente da sua companhia, e ele vai te indicar onde pegar o bichinho. Ligue com antecedência para a companhia aérea e siga tudo que eles pedirem que vai dar certo.

Algumas companhias não pedem atestado, só o GTA, você tem que ligar pra se informar e não gastar grana a toa, até porque, as vezes é dificil achar veterinário que emita o GTA.
Para viagens internacionais, os animais precisam do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), que pode ser obtido, de graça, no Departamento de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura. O documento é emitido na hora. Para isso, o dono do animal de estimação precisa providenciar o Certificado Sanitário, que tem validade de três dias.

Consulte o consulado do país de destino para saber se o bicho de estimação precisa de visto para não ser barrado na chegada ao país estrangeiro. O CZI tem validade de oito dias e, caso o retorno da viagem seja feito depois desse período, é necessário retirar outro.



Ônibus, navios e trens
Se você vai viajar de ônibus, não há regras específicas, mas as empresas aceitam apenas animais de pequeno porte e acondicionados em caixas de transporte. É necessário estar com as vacinas em dia, com apresentação da carteira de vacinação e da Guia de Transporte Animal (GTA).

Nas viagens em navios, há regras de acordo com cada embarcação. Alguns navios possuem canis, mas é recomendável que o proprietário consulte o seu operador de viagem.

Em trens, as condições de transporte variam de acordo com a companhia e a legislação de cada país. Algumas empresas não permitem passageiros com animais de qualquer espécie ou tamanho. Em outras, pequenos animais podem viajar de graça, mas os maiores pagam uma tarifa.


Deixando em casa
Se não puder levá-lo com você numa viagem, deixe-o com alguém que confie. Lembre-se de deixar suplementos (ração, sementes, serragem ou forração adequada) em quantidade suficiente para o período de sua ausência. Instrua de maneira bem clara, sobre os cuidados que a pessoa deverá ter com o hamster:

  • não deixar faltar água ou comida,
  • manter o recinto (gaiola ou caixa) bem limpos,
  • avise para manter o recinto longe do sol direto, de correntes de ar e de cheiros fortes,
  • alerte sobre esquecer a porta da gaiola aberta,
  • alerte sobre a grande capacidade de fuga dos hamsters!

E lembre-se de deixar um telefone de contato, para que a pessoa possa encontrá-lo em casos de dúvidas ou em um eventual problema.

Em ÚLTIMO caso, se você for viajar e não puder levá-lo e também não tiver ninguém com quem deixá-lo, e se ficar fora por no MÁXIMO uma semana, aqui vão algumas dicas para você:

  • deixe disponível uma boa quantidade de água em bebedouros tipo mamadeira,
  • deixe disponível uma boa quantidade de comida seca,
  • se você não tiver certeza da quantidade de água e comida que você deve deixar, exagere para mais!
  • o consumo médio de um hamster adulto é de 10 gramas de alimento por dia,
  • certifique-se que a gaiola fique em um lugar seguro, longe de correntes de ar e do sol direto,
  • se for possível, solicite a alguém que passe em sua casa para verificar se está tudo bem.


Fontes:
http://www.sobreanimais.com/como-viajar-com-um-hamster/
http://www.petsbr.com/animais/hamstersced.php
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1380636-5598,00.html

8 comentários:

Borges disse...

Para viagens de Carro interestadual com Hams
é necessário o GTA ou algum documento?

Ana Maria disse...

Olá Borges

Eu aconselho procurar um veterinário e tirar uma GTA.

Não esqueça de levá-lo em uma gaiola segura e resistente, com bastante forração e sem comida ou água.

Caso a viajem seja curta ele aguentará bem, se a viajem for longa tente parar e oferecer água.

Os meus hamsters em viajem não querem saber de nada, ficam muito estressados. Tenho optado por deixá-los em casa.

Abraços

Anônimo disse...

OI!! Gostaria de saber se é certeza da Tam permitir que eu leve meu Hamster. E se posso leva-lo em cima comigo

Ana Maria disse...

Anônimo, este posto é de 2013, para confirmar estas informações ligue primeiro para a TAM. O animal não viajará com você, ele irá no compartimento de carga. Abraços

Anônimo disse...

Olá,

Gostaria de levar meu hamster em viagem de avião internacional, No caso para o Japão. Porem é muito difícil conseguir informações de quais documentos são necessários. Poderia me ajudar, como faço pra tirar esse GTA e o CZI? Obrigda

E-mail: bellsribeiro@icloud.com

Unknown disse...

Oi eu queria saber se eu vou viajar e o meu hamster via cmg e 4 horas de viagem ele aguenta ficar bem?

Unknown disse...

Não usem serragem usem papel higiênico neutro e POR FAVOR NÃO USEM BOLA DE EXCERCICIOS

Unknown disse...

Bom dia. Eu tenho um sírio e infelizmente vou ter que fazer uma viagem em emergência de 10 dias , não tenho com quem deixar ... Coloquei uma boa Quantidade de comida e 2 bebedores e a dona do PetShop sugeriu deixar um pedaço de cenoura também por causa do líquido. Deixei tudo limpo e deixei um quarto só para ele ( não tem nada nesse quarto ) deixei ele mais livre para tentar não estressar tanto ele por causa desse período longo .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...