Comportamento

Um bom criador, ou um bom dono de hamster, deve aprender a observar o seu amiguinho e entender o que se passa com ele.


  • Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão: Insegurança, lugar não familiar
  • Estufar as bochechas: Intimidação
  • Limpar-se meticulosamente: Sentido de conforto, de estar em paz
  • Bocejar: Contentamento, relaxamento
  • Levantar as duas patas dianteiras: Defesa, defesa de uma fêmea quando atacada por um macho
  • Saltar no ar: Bom humor, excitação
  • Sentar na parte posterior do corpo: Atenção ou agressão
  • Orelhas apontando para trás: Cansaço ou insegurança; medo, mau humor, agressividade, atenção
  • Deitar sob as costas imóvel: Postura de defesa; medo
  • Andar com a parte anterior do corpo abaixada e o rabo levantado: Medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos
  • Coçar: Conforto, relaxamento
  • Limpar-se repentina e prolongadamente: Estado de alarme, susto
  • Orelhas dobradas: Atenção
  • Hesitar repentinamente: Estado de alarme ou medo.


Dica: Se o seu animal estiver desesperado mordendo tudo o que vê pela frente, tem em qualquer tipo de pet shop um mordedor de madeira para ir gastando os seus dentinhos.

20 comentários:

giulia disse...

Oii, meu nome é Giulia.
Eu acabei de comprar um hamster e preciso de uma ajudinha. Ele está quieto demais, antes ficava "fuçando" a gaiola e agora está no canto, enrolado e se assusta bem fácil. Não se move, apenas treme muito.
O que fazer?
meu e-mail é giihzinha_@hotmail.com. Por favor, me ajude!
Obrigada

Ana Maria disse...

Oi Giulia
Isso é natural. Ponha-se no lugar dele! De repente um ligar estranho, com barulhos assustadores e um gigante estranho rondando a sua casa! De um tempo para que ele se ambiente com a casa nova, não faça movimentos bruscos, procure falar com ele suavemente, mantenha a gaiola limpa, aquecida (protegida de correntes de ar) com bastante água e comida.
Depois de poucos dias arme-se de toda a paciência do mundo e comece a amansá-lo lentamente. Tenha muita paciência!
Boa sorte e felicidades com seu novo amigo!
Abraços

Anônimo disse...

Olá meu nome é Camila, eu tenho um hamster que se chama Peter, eu um dia pequei ele na mão e fiz cafuné na cabeça dele e ele começou a dormir, o que significa quando um hamster dormi na mão da gente?

Ana Maria disse...

Olá Camila
Isso é muito bom! Significa que seu hamster confia em você!
Parabéns e felicidades com o Peter!

Anônimo disse...

o que significa quando o hamster lambe o nosso dedo?

Ana Maria disse...

Ora Camila,
o mesmo que significaria se fosse um cachorro ou um gato! Seu hamster te ama e está expressando isso!
Abraços

Unknown disse...

Ola o meu nome e Tayssa e tenho um hamster chamado Mikeh bem de noite ele fica inquieto e de manha ele so dorme e normal? Aah e ele n tem conpania tenho q arrumar outro hmster? A casa dele tem tres andares e sinto q ele se sente so sera q devo? Tenho q comprar uma femea para ele n brigar se for um macho? Aah e tem mais uma pergunta para ele dormir precisa daquelas casinhas pq agora por exemplo ele esta dormindo denho da ração e as vezes ele dorme na rodinha! ME RESPONDA ESTOU DESESPERADA!

Ana Maria disse...

Olá Tayssa
1- os hamsters são animais noturnos, então sim é normal ele dormir o dia todo e ficar ativo `a noite!
2- os hamsters são animais solitários, NÃO devem ser colocados juntos! Eles podem se matar se você colocar mais de um hamster na mesma gaiola!
3- os hamsters são animais curiosos, e muito ativos durante a noite, gostam de subir e descer, entrar em tuneis, correr na rodinha, etc. Uma gaiola com bastante espaço e muitos "brinquedos" deixarão o Mikeh feliz.
4 - pode colocar uma casinha para ele, se você quiser, mas o mais importante é fornecer bastante material macio para que ele faça um ninho grande e confortável!
Aproveite e leia mais informações aqui no blog.
Abraços

Unknown disse...

Aii...mto obgda por me responder mais tenho outra pergunta mikeh esta direta fazendo um barulinho cm o nariz e vi aqui no blog q pode ser a mudança de clima mais vc podia me informar que remedio eu posso dar a ele? Aah e eu tentei botar um outro macho junto cm ele e eles brigaram e ele ficou ferido na patinha chorei mto e antes de botar n tinha visto seu comentario mais ja botei um spreyzinho e ja esta a casquinha da ferida mais sera q tenho q ter mais um cuidado especial depois disso cmo um medico ou seila? Obgda por ter me respondido e um grande bjo e todo o sucesso para o blog estou amanando ate agora e o melhor blogde hamsters que achei Parabens pelo trabalho!

Unknown disse...

Aah e para eles beberem agua precisa ser aqueles bebedouros q tem q chupar a agua? Pq o meu ele e um bebedouro normal mais ele n e de chupar tem problema? Ah e ele a noite fica fazendo barulho na rodinha eu estava pensando em tirala pq realmente n da para dormir cm aquele barulho mais tenho pena pq ele so usa mais a rodinha a noite pois ele dorme a manha inteira entao a noite q e a unica hora q ele usa ai eu irei tirar! Pois bem me diga oq vc acha pq realmente n sei oq faço! Obgda pela sua atenção bjo e sucesso para o blog, abraços!

Ana Maria disse...

Oi Tayssa
- Como não sou veterinária, não posso recomendar um remédio para o Mikeh. Pode ser mesmo apenas mudança de clima, observe ele e se os sintomas piorarem procure um veterinário.
- Machucados simples costumam sarar muito bem. Observe se ele não fica mexendo demais na patinha, ou se ele está mancando, caso piore recomendo levá-lo a um veterinário.
- Os bebedouros do tipo mamadeira evitam que o hamster fique molhado, que a gaiola fique molhada, pois isso pode causar doenças. Se o Mikeh não está se molhando, e se a gaiola dele não está ficando úmida, pode continuar usando o potinho de água.
- Não tire a rodinha dele! Ele precisa fazer exercícios, para a sua saúde e para o seu bom humor! Deve ser uma rodinha de arame, né? Elas são realmente muito barulhentas! Tente lubrificar para diminuir o barulho, ou colocar a gaiola em um local fechado e isolado só para passar a noite, tipo no banheiro. Existe uma rodinha, chamada silent spin, que é importada, vendida na COBASI, e que é realmente silenciosa! Pode ser instalada em gaiolas de arame ou em outros tipos de habitats. Ela realmente vale a pena!
Felicidades com os seus hamsters!
Abraços

Unknown disse...

obgda vc esta me ajudando bastante ! abraços !

Ana Maria disse...

Fico feliz em poder te ajudar, Tayssa!

Abraços

Unknown disse...

Oi tudo bem? Comprei o Ms Splinter sexta-feira e o coloquei numa gaiola de 3 andares. Ele ainda esta se acostumando comigo, da pra notar. O que ta me deixando pensativo é que toda vez que eu ponho a mão perto pra ele subir ele tenta me morder e a outra coisa é que a gaiola dele tem os túneis, a rodinha, a casinha, rampinhas, tem de tudo. Mas ele prefere tirar todo o papel higiênico (que eu pus pra afofar dentro da casinha) numa das dobras do túnel. E não sai de lá. É só uma adaptação dele ou eles são assim de cada vez que entram na gaiola limpa querem dormir num lugar diferente?

Unknown disse...

Oi boa noite,meu nome é Victoria,e comprei um bater a 3 dias e ele se chama Thomas,ele tá dormindo bastantinho a noite,é normal? Ele tbm dorme durante o dia e a noite ele tbm tá dormindo bastantinho,devo me preocupar? Ele é filhote tem 1 mês e meio mais ou menos

Unknown disse...

Ele tentar te morder é normal, está se adaptando ao ambiente e a você, tente o amansar aos poucos, oferecendo petiscos, conversando, e depois de uns dias tente passar a mao, e por fim pega-lo. É normal que eles façam ninho nos túneis, as vezes por se sentirem mais seguros e confortáveis. Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Oi. Me chamo Leonardo. Tenho alguns hamster Sírius e tenho tido algumas dificuldades... A mais recente: a genitora já comeu 4 dos 6 filhotes e separei os outros dois. Daí que estou colocando uma bolsa térmica por baixo da caixa de plástico em que coloquei eles mas minha grande preocupação é a amamentação... Me ajude.

Unknown disse...

Boa noite Ana! Temos um hamster Sirio que está conosco a quase um mês. Seguimos todas as dicas para proporcionar um ambiente adequado. Cortamos tirinhas de papel higiênico para q ele tivesse um material macio para seu ninho. Minha dúvida e preocupação é q ele levou para um túnel, bem como a ração e a urina e vezes tem se misturado... tenho feito limpeza toda semana, mas me preocupo q adquira alguma doença. Há algo que possamos fazer? Te agradeço antecipadamente!

Cris disse...

ola,tenho um chamado Theo, tem 6 dias que trouxe ele pra casa...estou achando ele muito quieto inclusive a noite....nao anda na rodinha...me ajuda

Unknown disse...

Oi , sou a Giulia . Meu hamster fica me lambendo e não sobe na minha mão ... O que significa?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...