sábado, 18 de agosto de 2012

Banheiro para hamsters

Foto do blog Hamster Friend
Achei muito interessante a ideia de fazer uma área especial para ser o banheiro do hamster. No canto que o hamster usa preferencialmente como banheiro, deve ser colocado um vidro (um pote ou um copo) com serragem no seu interior. Desta forma fica super fácil retirar a sujeira diariamente, mantendo a gaiola muito mais limpa e sem incomodar e estressar frequentemente o hamster com as limpezas gerais da gaiola.

No post de onde eu tirei a ideia, a autora comenta que com esta estratégia seria possível fazer a limpeza geral da gaiola somente uma vez por mês. Não sei, ainda não experimentei, mas fica aqui a ideia.
Esta imagem e esta ideia eu retirei do blog  Hamster Friend.

Ainda falando sobre a limpeza geral, encontrei esta opinião no blog  Casa do Hamster , quando o autor estava se referindo às limpezas nas gaiolas dos seus hamsters sírios:
                      
 Eu opto por fazer a limpeza apenas quando verifico que estão a precisar, porque não acho que seja benéfico andar sempre a trocar o seu odor do seu habitat por um novo, uma vez que são animais territoriais, e gostam de ter sempre o seu cheiro bem marcado no seu espaço, a limpeza da gaiola acaba por stressar sempre um bocadinho.

Pelo visto, mais donos de hamster também acham que limpezas frequentes estressam os animais. Outro fator de estresse é que a limpeza geral faz a retirada do cheiro característico do animal. Esse fato para animais territorialistas como os hamsters deve ser muito estressante! 

Lembro-me do meu primeiro hamster sírio, que depois que eu limpava o aquário-casa dele e o colocava de volta ele passava a se esfregar furiosamente nas paredes, gritando muito. Ele era um hamster super manso, e este era o único momento em que ele gritava!

Um último porém: existe a possibilidade de o seu hamster usar o copo como ninho ao invés de banheiro. Neste caso, deixe para lavar o copo somente nas limpezas gerais, senão vai estressar muito o seu amiguinho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...