terça-feira, 23 de julho de 2013

Confundindo hamster com rato

Olha a cauda dele!
 Estava navegando pela NET quando deparei-me com um título sensacionalista: "Hamsters começaram a caçar escorpiões".

Já de cara, na foto que ilustra a matéria, podemos ver que o roedor em questão possui um enorme rabo, ou seja, não é um hamster!

Por curiosidade fui atrás de mais informações. O roedor em questão é chamado de rato escorpião ou rato gafanhoto ("scorpion mice" ou "grasshopper mice" em inglês), seu nome científico é Onychomys torridus, pertence `a Família Muridae e é natural do sudoeste dos EUA e do México. Existem mais duas outras espécies do gênero Onychomys: O. arenicola e O. leucogaster, e todas são chamadas popularmente de rato gafanhoto.

Uma observação: o termo "mice" em inglês geralmente é traduzido para "camundongo" em português, então acredito que o mais correto seria chamá-los de camundongos gafanhotos, ainda mais porque no artigo que li são comparados ao Mus musculus, que é o camundongo comum.

Simpático, não?
Como muitos roedores, eles são noturnos, caçam principalmente escorpiões e tarântulas, e costumam emitir vocalização específica. Esta vocalização é uma forma de comunicação,  servindo para marcar território e atrair fêmeas.

Em alguns artigos que li dizem que são espécies muito agressivas, podendo inclusive serem canibais! Ora, nós sabemos que em várias condições os roedores podem ser canibais, tais como: falta de alimento, super população, perigos eminentes  e etc. Essa característica não é restrita a estes ratinhos. Eu mesma vi uma fêmea devorar um filhote recém nascido por culpa de uma interferência minha!

Uma coleta? Ou o animal está vivo?
Os sensacionalistas chamam estas vocalizações de "uivos" e dizem que os pequenos roedores são "versões menores de lobos, pois são carnívoros e uivam para a lua"! Fala sério! E tem gente que acredita nestas bobagens!

No You Tube podem ser encontrados muitos vídeos deste ratinho lutando contra escorpiões e aranhas e "uivando"!


O casal leva um monte de picada do escorpião e não desiste! No começo parece que a vitória do escorpião será fácil, mas com a persistência dos ratinhos ele acaba perdendo a batalha e a vida!


2 comentários:

Anônimo disse...

NOSSA!NÃO SEI COMO ELES SOBREVIVERAM!
DEPOIS DE TANTAS PICADAS!

Ana Maria disse...

Pois é! São imunes e resistentes ao veneno dos escorpiões! Ainda bem, né?
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...