domingo, 15 de maio de 2011

Acidentes e quedas



Graças a Deus nem a Ruffles nem o Tails sofreram um acidente ou uma queda.
Mas eu sei que isso é comum, pois os hamsters são muito ágeis e flexíveis, conseguindo escapar de mãos menos hábeis.
Lembrem-se que em todos os casos de quedas ou acidentes, levem o seu amiguinho o mais rápido possível ao veterinário.


Parada respiratória

A consequência mais comum após uma queda é que o hamster sofra uma parada respiratória. Geralmente esta parada respiratória leva à morte do hamster. Pode-se tentar salvar a vida do hamster, se o dono agir muito rápido. Com o auxílio de um pedaço de canudinho de refrigerante abra a boca do hamster e assopre delicadamente até encher os pulmões de ar. Isso poderá fazê-lo retornar a vida, mas talvez o hamster fique com alguma sequela devido ao tempo que ficou sem ar, e no final acabe falecendo apesar dos seus esforços.
Na época da faculdade, quando criei meus hamsters, um dos filhotes caiu da minha mão e parou de respirar. Agi o mais rápido que pude, fiz a respiração artificial e ele retornou, mas ficou com sequelas pois passou a andar com a cabeça pendendo para um lado e dois dias depois acabou falecendo.


Ossos quebrados

Outra conseqüência comum após uma queda é a fratura óssea, geralmente dos membros. É fácil perceber quando ocorre uma fratura, pois o animal evitará apoiar o peso do corpo no membro afetado.
Uma vez assistindo ao Animal Planet, vi uma cirurgia que foi feita no fêmur de um hamster. O programa era gravado em uma clinica veterinária inglesa, e acredito que por lá seja fácil encontrar este tipo de socorro, mas no nosso país, nem pensar!
Procurando na NET vi um post sobre fratura em hamster no PET WEB SITE, onde o veterinário que atendeu ao hamster deu as seguintes recomendações:
  1. Tire todas as atividades físicas da gaiola (rodinha, brinquedos, balanços e etc.)
  2. Não use uma gaiola multi-nível, prefira uma gaiola de um nível somente, mas espaçosa.
  3. Forneça muito material macio para que ele confeccione uma cama confortável.
  4. Aumente a ingestão de cálcio na dieta dele, seja através de suplementos vitamínicos, biscoitos caninos ou até pedaços de pão embebidos em leite.
Eu acrescentaria ainda algumas gotas de arnica na água dele. Quando minha cachorra teckel fraturou a bacia, o veterinário também me recomendou os mesmos procedimentos acima descritos e ainda receitou a arnica, que é muito boa para melhorar a recuperação de qualquer ferimento, interno ou externo.

Talvez o osso solde torto, mas ele voltará a andar assim que a fratura se consertar o que deve levar umas 6 semanas, segundo o mesmo artigo do Pet Web Site.
Fica aqui um aviso: NÃO USEM GAIOLAS MULTI NÍVEIS, pois os hamsters podem cair e quebrar algum osso, como foi o caso do Noodles. NÃO USEM GAIOLAS pois o hamster vai querer escalar as grades e ele deve ficar em repouso até os ossos sararem.


Cortes e sangramentos

Muitas vezes acontecem cortes e sangramentos nos hamsters. Pode ser resultado de uma briga, as vezes as patas ficam machucadas nas grades da gaiola. Geralmente estes machucados saram bem, sem a intervenção humana, mas se necessário apenas desinfete o local com metiolate ou iodo. Feridas infeccionadas podem dar origem a abcessos, ou pruridos, nesses casos o abcesso deve ser drenado para completa limpeza, e eu aconselho que um veterinário experiente faça isso.

Li alguns artigos, que diziam que as feridas de hamsters acompanhados saravam mais rapidamente. Não sei não..... os hamsters sírios não são sociais e sempre ouvi a máxima: "um hamster, uma gaiola". Para quem quizer conferir a reportagem e depois decidir por si mesmo. Mas realmente notei que, na loja junto aos outros hamsters, o Tails era mais calmo ...

18 comentários:

Unknown disse...

O meu hamster caiu da minha mão mais ele ficou normal com medo aí eu luz ele rapidamente na gaiola quando eu vi a vasilha de ração tava vazia eu pus outra ração e ele ficou normal

Unknown disse...

Amigo, o meu ficou normal também pelo menos por hora . Ele acabou de cair e vim ver . Coloquei ele na gaiola e ele já foi até direto correr naquele brinquedo que parece uma esteira . Alguém tem algum conselho para mim?

Unknown disse...

Meu Hamster bateu a cabeça na rua ele escapou da minha mão e tô muito triste 😭

Unknown disse...

E aí seu hamster sobreviveu?

Jaque disse...

As minhas hamster quando caem ficam paralisadas, mas quando pegamos voltam a se mexer. É normal isso? O que acontece?

Unknown disse...

Minha hamster caiu hj as 16:30 e já são 18:37 até agr ela esta reagindo bem esta brincando roendo e comendo normalmente, sera q msm assim corre algum risco dela morrer?😭

Anônimo disse...

Meu Hamster caiu da mesa e está com uma manchinha vermelha no Fucinho, e está cosando e fazendo uns sozinho estranho como se estivesse chorando oque eu fasso ? 😫😭 Estou chorando desde as 14:00 e já é 22:55 pfvr

Anônimo disse...

Provavelmente ele quebrou a parte do nariz, seria melhor vc leva-lo ao veterinario

Anônimo disse...

Minha hamster estava no meu colo comigo sentada em uma cadeira, e quando vi ela caiu, foi muito rápido não consegui impedir, desde então ela está muito quieta, só fica em um canto da gaiola deitada, oque eu devo fazer?😭

Ana Maria disse...

Anônimo

Os hamsters são muito delicados, prepare-se para o pior. Recomendo que leve ao veterinário. Não há muito que você possa fazer por ela. Deixe-a confortável e sossegada. Mas, como eu disse, prepare-se.
Sinto muito.

Anônimo disse...

A minha caiu da minha mão e morreu deu alguma convulsão ou algo do tipo nela

Ana Maria disse...

Anônimo
Sinto muito pela sua perda! Como eu já disse várias vezes, os hamsters são muito delicados.
Abraços.

kauemenor7@gmail.com disse...

Boa noite, eu saí de casa e quando voltei meu hamster sírio estava paralisado das patas traseiras. Oque pode ser? Ele não demonstrou estar com dor.

Anônimo disse...

Gente,meu hamster caiu no chão mas não se machucou e parece super normal,devo me preocupar?

Anônimo disse...

Estava com o meu hamster na mão e quando fui colocar ele na gaiola, infelizmente ele acabou fugindo e caindo da minha mão, faz 10 minutos que ele está parado no canto da gaiola😕

Anônimo disse...

Gente me ajuda por favor o meu hamster caiu no vaso sanitário o que posso fazer eu já pesquise mas não deu nenhum resultado isso aconteceu não tem 40 minutos

Anônimo disse...

Minha hamster caiu várias vezes e não morreu eu só coloquei ela na gaiola mas foi de uma altura muito pequena eu espero que seu hamster tenha ficado bem☺

Anônimo disse...


eu tenho costume de mandar beijinhos pro meu hamster e ele vem correndo na gaiola, hj peguei ele na mão e fiquei dando beijinhos nas costas dele e fazendo som, parecia que ele tava fazendo o mesmo som, aí do nada ele pulou da minha mão, ele pulou de uma altura de uma beliche, ele caiu e não se mexia mais, eu demorei uns 5 segundos pra reagir, e quando peguei ele o chão tava com um pouquinho de sangue, aí o focinho dele tava sujinho, aí não acho os dentinhos de cima dela, mas tbm n acho os dentinhos deles pelo chão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...