domingo, 28 de outubro de 2012

Forração

Que delícia de caminha!

FORRAÇÕES são usadas para oferecer ao hamster uma superfície macia para correr, mordiscar e forrar sua casinha. As forrações mantém a gaiola seca e por muitas vezes tornam-se o banheirinho deles.

SERRAGEM OU MARAVALHA
As forrações mais populares são chamadas de MARAVALHAS (em Portugal) ou SERRAGEM (no Brasil). São lascas de madeiras, normalmente sem tinta ou outra química. Encontradas facilmente, há nacionais e importadas de muito boa qualidade.

MAS ATENÇÃO:
- evite maravalha de cedro ou peroba, pois seus óleos naturais causam alergias;
- não use maravalhas aromatizadas, seu odor penetrante de eucalipto e/ou cloro tornam doentes os pulmões de seu hamster. O forte cheiro de perfumaria causa, dentre outras doenças, dificuldade de respirar , congestionando e infeccionado, por muco, toda a parte respiratória deles (por experiência própria, NÃO USE);
- evite colocar pó de madeira. Seu pequenino pode sufocar-se com o mesmo, além de causar problemas oculares. Descarte!

Maravalhas e outras forrações orgânicas ainda são difíceis de encontrar no Brasil. Há, no mercado de produtos importados para roedores, uma gramínea chamada HERBAL HAY da Vitakraft. É ótima para forração do piso da gaiola e eles amam fazer o ninho com ela. Se encontrar, não pense duas vezes em adquirir. Vale a pena!

Serragem de Pinus *, se for aquelas maravalhas prensadas vendidas em pet shop ou com nome da empresa no produto, não tem problema...geralmente elas passam por secagem ao sol ou ao forno... não causam problemas respiratórios!! O que pode causar problemas respiratórios nos roedores é demorar pra fazer a limpeza e ter exagero de cheiro da amônia da urina deles...

Serragem de marcenaria, nunca deve ser usada, estas sim contém produtos tóxicos: desde colas a inseticidas contra cupim...
Serragem prensada



Serragem solta

AREIA DE GATO
Quando comprei o meu hamster anão, vi que na gaiola onde ele vivia, a forragem era feita por areia de gato.

Achei a ideia interessante, mas achei que usar só areia seria desconfortável, então durante um tempo eu usei areia de gato por baixo da serragem. Devo alertar que existe o risco do hamster engolir o granulado e ficar com obstrução intestinal, isso sem falar que esses granulados tem um pó fino que pode causar alergias e problemas respiratórios e oculares nos hamsters.

Não observei nenhuma melhoria significativa que justificasse o uso. Não diminuiu o odor da urina dos hamsters, nem ficou mais fácil de limpar a gaiola. 

A única coisa que observei foi que as gaiolas ficaram mais pesadas!

Encontrei o seguinte comentário em um fórum sobre Gerbils:

 "Areia sanitária de gato ou granulado de gato!! Nunca vai causar problemas de ingestão em roedores se for usada as que tem bases de argila ou esmectita natural...eles podem experimentar sem perigo. Mas vão fazer isto uma vez apenas.
Fiz uma pesquisa com areias, granulados e zoocel... areias a base de argila, se o animal tiver ingerindo porque ele precisa fazer alguma limpeza estomacal... estas areias que citei, não agrupam e não ficam no organismo...
O perigoso são areias a base de silica, aluminio e silicio nas fórmulas..."
Areia para gato pode ser usada com roedores



Granulado específico para roedores

GRANULADO DE MADEIRA
Granulado Higiênico de madeira de pinus. O produto absorve 400 vezes mais que as tradicionais areias ou serragens. Elimina o mau cheiro. É biodegradável o que permite ser jogado no vaso sanitário. É 100% natural. Produto esterilizado. Produto de fontes renováveis (sustentável).

Pode ser usado para roedores, gatos, pássaros e répteis.

Ainda não usei, mas já está na lista para a próxima comprinha!


Existem várias marcas e preços.

CORN COB
O nome comercial do corn cob é Pipi Pet WC, dependendo da região onde está realmente não é fácil de achar, mas lojas online vendem, só buscar no google por esse nome.

Pipi PET W.C. é um é uma cama natural para viveiros, gaiolas e ambientes dos animais. É um produto feito de celulose vegetal, inerte, atóxico, sem tratamento químico, não possui chumbo por isso não ataca o fígado dos animais (como jornais e revistas).

Não é tratada com inseticidas (como a maravalha ou serragem), não é abrasivo nem aglutinante (como as areias de gato) por isso é indicado para animais sensíveis como roedores, pássaros e ferrets.

• Altíssima Absorção, por isso dura muito mais.
• 100% Natural, pois é feito de celulose vegetal.
• Ambiente ficará sempre seco e sem odor.
• Inerte e Biodegradável.
• Controle de microorganismo.
• Ecologicamente correto.
• Não é tóxico e Não polui.
• Não agride a saúde do animal.

Também está na minha lista.


Há ainda aqueles que usam jornais (suja demais e é tóxico), papel higiênico (suja demais e pode causar obstrução se ingerido), mas eu não aconselho o uso destes materiais.



* Pinus elliottii é uma árvore originária do Canadá e América do Norte, muito utilizada em reflorestamento no Brasil. A madeira desta árvore é facilmente identificada pela cor, branco-amarelado, brilho moderado, cheiro distinto e característico. Por ser macia ao corte. é uma madeira fácil de ser trabalhada. É muito fácil de secar.

29 comentários:

Viviane disse...

Olá,
Gostei muito do seu blog, poderia dar mais dicas de hamster chinês?
Uso no WC granulado higiênico de madeira, gostaria de usar outro tipo de forração para o espaço central. Qual vc me indica?
Tenho uma habitrail suíte, vc aprova esse tipo de gaiola?
Agradeço desde já sua atenção.

Ana Maria disse...

Oi Viviane

Você quer dizer o hamster anão russo? Ou você possui o verdadeiro hamster chinês? O Hamster chinês possui uma cauda mais longa.

O granulado que você usa é muito bom. Seu hamster está se dando bem com ele? Você poder variar a forração dependendo da época do ano ou para fazer testes e ver qual dá melhor resultado. Eu sempre preferi a serragem, mas você deve escolher a que dá melhor resultado no seu caso.

A Habitrail é uma boa gaiola, ainda mais para um hamster pequeno como o anão russo. Procure mantê-la sempre limpa e bem arejada.

Abraços

Unknown disse...

oi, comprei areia para gatos, porém ela também serve para roedores e é feita de argila. acha que pode causar problemas no hamster? e se ela engolir?

Unknown disse...

Oi, comprei areia de gato porém ela serve para roedores também e é feita de argila. Acha que apresenta algum perigo para meu hamster? E se ele comer?

Ana Maria disse...

Olá Nyara

Como eu comentei no post, se for a areia que serve para roedores não haverá problema se o hamster ingerir, pois ela não vai formar obstrução. Eu prefiro usar somente serragem mesmo.
Abraços

Anônimo disse...

Meu Deus então o que eu faço? Em um outro blog vi que pode usar folhas picadas de revista e aqui vi que faz mal...Oque eu compro então?

Ana Maria disse...

Oi Eleni

Calma! Não se estresse! Use serragem! Eu particularmente acho que a serragem de madeira, aquela própria para roedores, que se acha em qualquer casa de produtos para animais, é o melhor tipo de forração para as gaiolas de hamsters.

Abraços

Jaci disse...

Olá, bom dia. Tenho um hamster anão russo já há uns 3 meses, mas quero também um hamster sírio, porém estou tendo problemas e pelo que li pode ser com a forração. Já adquiri dois hamster sírios que morreram de forma repentina após uma semana. O primeiro achei que tinha morrido por ser muito novinho, tinha só 17 dias quando comprei, ele aparentava estar bem de saúde, comendo e se movimentando bem, mas após uma semana quando fui limpar a gaiola ele do nada começou com uns espasmos como se estivesse sufocando e morreu em menos de 1 minuto. Limpei e escaldei a gaiola e depois de uns 5 dias adquiri um outro hamster sírio, este já estava maiorzinho, com um mês de vida aproximadamente. Mas após cerca de uma semana ocorreu a mesma coisa. Pelo que andei lendo penso que de duas uma, ou eles tinham já algum problema de saúde, pois creio que eram da mesma ninhada, ou pelo que vi pode ter sido uma alergia a forração, eu uso a serragem prensada própria para roedores diz na embalagem que foi seca em estufa e está livre de aditivos químicos, mas acho muito estranho pois falam que pinus e cedro são tóxicos, mas se são tóxicos porque são vendidos como material para forração? Quero muito ter um sírio, mas estou receosa quanto a isso. Pensei também na areia de gato para testar, mas falam que pode causar problemas se for ingerida, o que você me sugere?

Unknown disse...

Olá, boa tarde. Tenho um hamster anão russo a cerca de 4 meses e já me apaixonei por estes bichinhos. Tenho vontade de possuir um hamster sírio, mas estou tendo problemas com eles e creio que esteja relacionado a forração. Usei na gaiola do sírio a mesma forração que uso na do anão russo, porém após cerca de uma semana o meu primeiro hamster sírio morreu. Fui fazer a limpeza da gaiola e quando tirei a parte de cima da grade ele se movimentou um pouco na bandeja e de repente começou com uns espasmos como se estivesse sufocando, morreu em menos de 1 minuto depois disso.
Lavei a gaiola e escaldei com água quente. Após uns 5 dias adquiri um outro hamster e pelo local que o meu namorado disse que comprou e pela idade dele creio que eram da mesma ninhada. O primeiro achei que poderia ter morrido por ser muito novinho, estava com cerca de 17 dias quando comprei. O segundo quando adquirimos já deveria estar com quase um mês, mas a mesma coisa ocorreu, após cerca de uma semana quando fomos fazer a limpeza ele apresentou o mesmo problema, começou com espasmos como se tivesse sufocando e morreu da mesma forma. A serragem que eu uso é própria para hamster, fala na embalagem que foi seca em estufa e está livre de produtos químicos, mas diz que é maravalha de pinos. Li que pinos e cedro podem ser tóxicas, mas se são porque são vendidas como forração apropriada?
Queria testar com areia de gato, mas falam que pode causar problemas se ingeridas. Pelo jeito que morreram só me ocorrem duas hipóteses, ou eles tinham um mesmo problema respiratório genético, por serem da mesma ninhada, ou foi mesmo alergia a forração. Desde já, obrigada.
O que você me aconselha?

Ana Maria disse...

Olá Jaci

Realmente está muito difícil de saber o que aconteceu com seus hamsters! Caso a serragem utilizada for de cor escura, aromatizada, isso poderia causar os problemas citados. Caso a serragem tenha pó fino de madeira, isso também pode levar o hamster ao óbito.

Você disse que comprou a serragem na loja de animais, não dá para saber o que aconteceu. Procure por outra marca de serragem, quem sabe?

Os hamsters são animais vivos e estão sujeitos á diversas fatalidades! Eu mesma tive várias mortes seguidas de hamsters sírios (Happy 1, 2 e 3!). Não identifiquei com certeza a causa, mas fiquei pensando que o tipo de bebedouro de mamadeira não era o mais adequado, acabei trocando por outro tipo, de mamadeira mesmo, mas outro modelo, e o problema se resolveu.

Então meu conselho é: troque o tipo de serragem, verifique se o animal consegue usar corretamente o bebedouro e o comedouro, verifique o tipo de ração, veja se a gaiola está em local muito quente ou muito frio, se tem corrente de ar demais ou se tem pouco ventilação, ou seja faça um check up geral!

Não desanime! Mortes acontecem mesmo! Você vai conseguir ter seu hamster sírio, não desista!

Abraços

Unknown disse...

Olá, Ana, bom dia!
Obrigada pelas dicas, eu resolvi tentar de novo. Comprei dois hamsters sírios irmãos de ninhada para fazer mais uma tentativa, mas não se preicupe, não estou criando eles juntos, cada um na sua casinha. rsrsrs
Desta vez não comprei no mercado central, optei por um criador caseiro, pude ver os pais dos bichinhos bem como a ninhada toda e eles aparentavam estar bem saudáveis.
A forração de madeira que uso no anão russo e que tinha usado também nos sírios é de cor clara e não tem cheiro nenhum, mas como fiquei cismada em os problemas que citei antes terem sido por causa da forração desta vez estou usando para testar areia de gato a base de argila e sem cheiro. Espero que dê certo! Inclusive areia de gato era o que a dona deles estava usando como forração, então estou mais animada! :D

Depois eu volto aqui para dizer como estão as coisas.

Abraços!

P.S. Desculpa aí em cima os comentários repetidos, é que quando fui postar não estava logada na minha conta Google, ai preenchi tudo e quando enviei o comentário a janela fechou, daí não sabia se tinha ido ou não, por isso escrevi de novo.

Ana Maria disse...

Olá Jaci

Que bom! Desejo muita sorte para você! Os hamsters são animais adoráveis!

Abraços

Anônimo disse...

Posso usar areia normal de construção para meu hamster fazer suas necessidades?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Não recomendo o uso de areia comum de construção. Esta areia não traz nenhuma vantagem, é pesada, não ajuda a eliminar os mais odores, não facilita a limpeza e etc.

Use serragem própria para roedores.

Abraços

Sara disse...

Olá Ana, bom dia! Há 2 meses comprei 2 hamisters chineses como se fosseem 2 machos. Hoje me deparei c 5 filhotes na gaiola. Um já morto. O que faço já que não preparei a mãe nem o ambiente? Já separei o pai. Bjs

Sara disse...

Bom dia Ana! Nao sei se foi meu comentario, vou enviar denovo. Comprei 2 hamisters há 2 meses como se fossem machos. Hoje pela manhã me deparei com 5 filhotes, um já estava morto. O que faço já que não preparei a mãe mem o ambiente? Já separei o pai. Bjs!

Sara disse...

Olá Ana, bom dia! Há 2 meses comprei 2 hamisters chineses como se fosseem 2 machos. Hoje me deparei c 5 filhotes na gaiola. Um já morto. O que faço já que não preparei a mãe nem o ambiente? Já separei o pai. Bjs

Ana Maria disse...

Oi Sara

Não há muito o que fazer agora. Não se deve perturbar a fêmea com filhotes. Procure manter a gaiola num local sossegado e bem abastecida de água e comida. Uma vez que você separou o macho, será muito difícil juntá-los novamente. Quando os filhotes tiverem um mês pode separa-los da mãe e começar a amansa-los. Muitas felicidades com seus pequenos.
Abraços

Unknown disse...

Boa tarde tenho um total de 13 harmster
Um macho e restantes são femias queria sabee como faço pra amansa-los

Ana Maria disse...

Hudson

Veja na barra superior, na aba "AMANSAR", algumas dicas de como amansar seus hamsters.
Uma coisa eu posso adiantar: tenha muito tempo e paciência para lidar com eles!

Abraços e boa sorte

Unknown disse...

Olá, Ana, boa noite.
Passando só para dizer que meus hamsters estão super bem. Não tive mais problemas com eles. Estou amando cada dia mais esses bichinhos. A ideia era ter um, mas atualmente estou com 1 macho, 3 fêmeas e 7 bebês que já estão com 13 dias, coisas mais lindinhas. Uma pena que não dá pra ficar com todos. ahahaha
Abraços!

Ana Maria disse...

Oi Jaci
Que maravilha! Fiquei muito feliz ao ouvir suas notícias! Sei que é difícil, mas vá procurando novos donos para os bebês.
Se pudéssemos ficaríamos com todos, com certeza!
Abraços

Luís Fernando Oliveira disse...

Oi eu moro em zona rural e é difícil para mim esta indo comprar a serragem específica ou qualquer outro produto. Por isso pensei em fazer um teste com folha de bananeira seca (abundante por aqui), tenho medo de caysar causar algum mal para os meus hamsters, aparentemente daria certo pois quando cortada fica parecido com a serragem só que bem mais fina e "molinha" o que da a impressão de que seria mais confortável para eles. Tenho anões russos. Desde já agradeço!

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber como acabar com o mal cheiro do xixi, sem ter que limpar todos os dias, uso uma serragem solta e uns grânulos de madeira, próprio para roedores, mas ela afasta tudo para ninho e faz xixi no canto sem forro, e o cheiro fica muito forte.

Agradeço.


Eloisa

Ana Maria disse...

Oi Unknown

Se você puder limpar a gaiola todos os dias será maravilhoso! Não conheço nenhum produto que diminua o cheiro forte do xixi dos hamsters!
Boa sorte!
Abraços

Ana Maria disse...

Oi Luis Fernando

Não tenho informações sobre o uso de folhas de bananeira como forração. Caso ela solte algum odor, ou alguma substância tóxica poderá prejudicar os hamsters. Faça uma experiência, observe atentamente os animais e se houver alguma alteração aja rapidamente!
Abraços

rafael clima disse...

Posso usar cerragem normal de madeira?? Vi alguns blogs dizendo q sim, outros q nao. Mas a cerragem e grossa igual essas compradas em pet, sera q podr fazer mal p meu hamister?

rafael clima disse...

Olho do meu hamster anão, fica remelando qndo ele dorme. As vezes eu o acordo p brincar e os olhos estao revelados. Devo me preocupar?

Isa disse...

Boa noite,
O que posso fazer para aliviar a coceira do meu hamster chinês até poder leva-lo ao veterinário?
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...