sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Cuidados com a reprodução


Todo o processo de reprodução, desde a cópula, a gestação e a amamentação exigem demais do organismo da fêmea.

Caso esteja querendo reproduzir os seu hamsters, primeiro tenha certeza de que tanto o macho como a fêmea estão saudáveis e são exemplares "perfeitos"

O que eu quis dizer com "perfeitos"? Os hamsters são animais como os cães, gatos, cavalos e etc. Então escolha para reprodução os exemplares, maiores, mais fortes, que apresentam as características desejadas! Não reproduza animais pequenos, fracos, que apresentam dentes tortos, olhos muitos pequenos, fora do padrão de cores ou qualquer outro problema ou defeito físico.

Na criação de cães, por exemplo, analisa-se toda linhagem dos reprodutores, o pedigree, para ter a certeza de obter filhotes cada vez melhores. 

Outro fator a ser considerado é o temperamento! Reproduza aqueles hamsters mais dóceis, calmos, e os seus filhotes serão cada vez mais dóceis. Não caia naquelas idéias ultrapassadas de que após o cruzamento o animal irá se acalmar! Isso é um conceito antigo, machista, e totalmente inválido!

Antes do cruzamento melhore a alimentação da fêmea, e não só aumente a quantidade mas aumente a qualidade! Fornece suplementos alimentares adequados.

Depois do cruzamento continue com a alimentação reforçada em quantidade e qualidade, forneça muita água de boa qualidade, mantenha o recinto sempre limpo.

Faça a última limpeza geral e forneça material limpo e macio para o ninho poucos dias antes do nascimento. Após o nascimento não mexa mais na gaiola, só continue cuidando da alimentação e da água como antes.

E o mais importante: 
  • NÃO cruze fêmeas muito jovens, elas precisam estar grandes e fortes para criar. Espere ela ter 6 meses.
  • NÃO cruze a mesma fêmea várias vezes seguidas! Dê um intervalo de 6 meses a cada gestação.


Isso quer dizer que, cada fêmea terá 3 ou 4 ninhadas durante a sua vida, mais que isso poderá causar o esgotamento e a morte da fêmea!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...