sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Cuidando de hamsters idosos


Um hamster idoso também tem suas necessidades especiais. Os pelos começam a ficar mais ralos, seus movimentos são mais lentos, sua disposição não é tanta quanto no pico de sua juventude e eles passam a reduzir a quantidade de alimentos que ingerem. Com isso, todo seu alojamento precisa ser adaptado pra atender melhor ao que ele precisa nessa fase de sua vida. Não tem nada mais importante do que continuar fazendo nosso trabalho com orgulho e amor, proporcionando uma “passagem” tranquila pro nosso pequeno.





Primeiro passo:

♥ Cuide da alimentação do seu hamster. Verduras devem ser oferecidas todos os dias, e legumes e frutas de duas a três vezes por semana.

Vale ressaltar que, por estar idoso, o hamster pode não conseguir se alimentar sozinho. Nesse caso, você poderá oferecer papinhas de legumes ao menos uma vez ao dia. A variedade de receitas vai de acordo com os legumes e vegetais que seu hamster gosta, mas sugerimos sempre fazer papinhas com 1 legume, 1 farinha (aveia, centeio, etc) e 1 verdura.

Hamsters idosos necessitam de mais fibra bruta em sua dieta. A fibra pode vir de alimentos frescos, como capim, grama e verduras folhosas escuras. Para ração, recomendamos a Nutrópica, que é a com maior quantidade de fibra disponível atualmente.


♥ Proteína animal: Se você nunca deu, comece a dar. Nunca é tarde demais pra começar a dar a proteína regularmente pro seu hamster. Pra essa idade, sugerimoslarvas de tenébrio molitor, pois podem ser dadas até três vezes por semana. Se quiser, você pode intercalar: Numa semana a larva, na outra uma lagarta b. mori, por exemplo. 

Proteína bruta: Deve ser relativamente mais baixa que para os hamsters adultos. Para idosos, o correto é entre 15%-17% - e uma ótima opção de ração seria a Nutrópica Hamster, que além de tudo, possui o nível de fibra mais elevado.

A Larva é incrivelmente proteica e é uma proteína que pode ser dada semanalmente. Os hamsters costumam adorar, mas há casos e casos.


Segundo passo:


♥ Adapte tudo o que puder. Se a gaiola do seu hamster possui andares, é a hora de avaliar se não são muito altos e talvez fatais pra uma eventual queda. Se você não forrou andares e escadas, essa é uma hora ideal pra fazer. Um hamster idoso não vai ter a força de antes pra se livrar de uma grade caso prenda seu pé, e o potencial de uma fratura nessa idade pode ser muito mais alto no sentido de complicação. Se você acha que os andares não oferecem perigo, tudo bem. Se acha, tente removê-los ou adaptá-los de forma que não dê pro hamster cair e se machucar, e isso pode ser resolvido aumentando o andar com alguns materiais de sua escolha.


Terceiro passo:


♥ Avalie se não é a hora de remover a rodinha. Tem hamster que ama esse acessório, mas as vezes, num estágio avançado, pode não ser legal pra saúde dele rodar enlouquecidamente, pois cansa demais e a facilidade pra se recuperar já não é tanta. Observe se ele usa a roda mais pra dormir, e se for esse o caso, pode deixar lá mesmo.


Quarto passo:


♥ Para ele não ficar morrendo de tédio, improvise brinquedos e mais diversão que não o meta em enrascada. Dê uma olhada nos nossos brinquedos caseiros e deixe sua imaginação fluir! Você pode também oferecer muito papel higiênico neutro (sem cor e nem cheiro), daqueles bem macios, pro seu hamham fazer um ninho bem quentinho e agradável. 


Quinto passo:


♥ Talvez você queira usar o suplemento vitamínico chamado Roevit. É um composto de vitaminas que pode ser diluído na água ou uma gotinha na boca, e você pode oferecer ao seu hamster uma vez por semana, se quiser. Ele vai ajudar a manter os níveis de nutrição do seu hamster altos, caso a complementação com verduras e proteína não seja suficiente. De qualquer forma, usado da maneira correta, esse suplemento é bem bacana pra se utilizar.



Isso tudo é só parte do que você pode fazer pra dar um adeus digno ao seu pequeno. Assim, você pode tornar os últimos dias dele com você bem especiais, e sem sofrimentos. Manter ele fora de perigo é essencial, pois todos nós queremos que nosso bichinho morra de velhice, e nunca por doença alguma.

Lembre-se que é sempre importante manter a dieta do seu pet. Ele precisa de verduras, frutas, legumes e proteína animal. Não se esqueça de dar amor e atenção pro seu hamster, todos os dias da vida dele.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...