domingo, 29 de janeiro de 2017

Quebra de dentes


Os roedores precisam roer com frequência materiais firmes, para controlar o tamanho dos dentes que nunca param de crescer. Indivíduos mais velhos, que já não roem tanto e tem menos cálcio, podem apresentar vários problemas dentários.

É comum animais idosos quebrarem os dentes, em acidentes ou roendo as barras da gaiola. Quando isto acontece, o dente quebrado pode machucar a boca ou os lábios do animal, ou o dente que não quebrou pode crescer muito rápido pela falta de desgaste, e acabar ferido a porção oposta da boca.

Principais causas de quebras de dentes:

- Quedas, acidentes,
- Dieta pobre em nutrientes,
- Deficiência em vitamina C,
- Desequilíbrio na razão entre cálcio/fósforo na alimentação.

Tratamento

As feridas devem ser bem limpas, e os restos de dentes quebrados devem ser removidos. Os dentes que cresceram demais devem ser cortados, o mais proporcional possível. Recomendo que isso seja feito por um médico veterinário. Caso você queira fazer isso em casa, lembre-se que o dente possui uma parte "viva", com nervos e sangue, e se essa parte for danificada, além de causar grande dor a ele, seu hamster poderá falecer por hemorragia ou infecção!
Durante a recuperação, deve-se dar atenção especial `a alimentação, ofereça:
  • gema de ovo cozido,
  • banana amassada,
  • maçã raspada,
  • ração extrusada, amolecida com água morna,
  • ração de cachorro, molhada para amolecer,
  • biscoito para cães, molhado para amolecer,
  • bolacha tipo "água" ou integral, molhada para amolecer,
  • ervilha cozida amassada,
  • cenoura cozida amassada.
A ração normal deve ser mantida na gaiola, e a alimentação diferenciada deve ser dada em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

Prevenção

Hamsters idosos têm menos cálcio nos dentes e ossos. Para um animal de ciclo de vida tão curto, indivíduos com mais de um ano e meio são considerados idosos.
Para prevenir quebras de dentes, ofereça ao hamster periodicamente:
  • suplemento vitamínico,
  • biscoito para cães (evite os de sabor carne!),
  • casca de ovo (bem lavada e seca).
Manipule-o com cuidado e não use gaiolas com mais de um andar para evitar quedas e acidentes.

Quebrou ou caiu?

Recebo muitos pedidos de ajuda, de leitores que informam que os dentes do seus hamsters "caíram". 

Primeiro, devo reforçar que NÃO sou veterinária, e que este blog não pretende, em momento algum, substituir os cuidados de um médico veterinário! Segundo, quando o hamster apresentar qualquer alteração física ou comportamental, leve seu amiguinho a um veterinário o mais breve possível!

Dito isso, vale lembrar que os hamsters são mamíferos, roedores, possuem dentição permanente desde o momento do nascimento, sendo que os incisivos superiores e inferiores tem crescimento contínuo. Sendo assim, se um dente permanente realmente caiu, esse dente não crescerá de novo! E não há o que fazer, a não ser tentar alimentá-lo com uma dieta mais mole.

Na minha opinião, na maioria dos casos relatados, os dentes devem ter quebrado, mas os proprietários não conseguem checar isso direito e entram em desespero, achando que os dentes caíram!

Espero que este post ajude os proprietários de hamsters a cuidarem melhor dos seus amiguinhos!
Fórmula dentária dos hamsters: I 1/1; C 0/0; PM 0/0; M 3/3

4 comentários:

Karem disse...

Muito útil sua informação. Obrigada!

Anônimo disse...

O meu hasmister quebrou Os dois de cima .

Anônimo disse...

Moça.. por descuido meu, o meu hamster ele caiu da gaiola e passou a noite no chão, quando fui procurar pela manhã ele estava no canto com medo e provavelmente com dor quando fui checar para ver se ele tinha se machucado notei que ele não tinha mais os dentes de cima e um de baixo está quebrado. Provavelmente foi por conta da queda. Com esse tipo de citação os dentes dele pode voltar a crescer?

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Como eu falei no post, leve seu amiguinho ao veterinário. Se isso não for possível, observe atentamente o comportamento dele. Veja se quebrou mesmo, se ficou pedaços na boca, se ele está se alimentando bem, se tem outros ferimentos.

Ele pode sentir dor no local e evitar se alimentar. Os dentes podem ter ficado moles com o impacto e ele não vai comer. Por isso, talvez demore um pouco para ele comer novamente. Observe atentamente.

Um dente quebrado pode crescer novamente. Pode haver problemas se acontecer má oclusão dentária, ou seja, problemas no encaixe dos dentes, devido à quebra ou ao crescimento defeituoso.

Como sempre digo, procure um veterinário!

Abraços e boa sorte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...