sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cuidados com a reprodução

Hamster fêmea amamentando.


Após o cruzamento, devemos cuidar bem da alimentação da futura mamãe. Fornecer bastante ração,  alimentos variados, e suplemento vitamínico para garantir uma boa formação dos filhotes.

Muito cuidado e delicadeza ao manusear uma hamster grávida! E fique atento, pois uma fêmea grávida pode ficar mais ativa e agressiva do que o normal.

Sabendo a data do cruzamento, sabe-se a data do nascimento dos filhotes, então limpe a casa da fêmea um ou dois dias antes do parto, forneça muita serragem, e um material mais macio para ela fazer o ninho.
A partir desta data, a gaiola, ou casa, da fêmea deverá ficar em um local tranquilo, mais reservado, para que ela tenha paz e sossego durante o parto e nos primeiros dias após este. Se a fêmea vivia em uma colônia ou junto com o macho, ela deverá ficar sozinha na caixa para ter os filhotes, e somente após o desmame é que ela poderá voltar a viver em grupo.
Durante o parto é importante que ela tenha bastante comida e água `a vontade!

Não mexa na gaiola, não faça barulhos ou movimentos que assustem a mãe. Caso a fêmea se sinta ameaçada, ou pense que seus filhotes correm perigo, ela poderá come-los como forma de proteção!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...