sábado, 28 de janeiro de 2017

Diferenças entre roedores e lagomorfos

 
Lagomorfos não devem ser confundidos com roedores. Existem algumas diferenças básicas que começam por: nem todo animal que rói é classificado cientificamente como roedor! 
 
Crânio de coelho (em cima) e de um roedor (embaixo).
Lagomorfos

Os lagomorfos (latim científico: Lagomorpha) constituem uma ordem de pequenos mamíferos herbívoros que inclui os coelhos, lebres e ocotonídeos, na qual se incluem duas famílias: Leporidae (coelhos e lebres) e Ochotonidae (pikas).


Características

Embora exteriormente os lagomorfos se assemelhem a roedores, há diferenças que justificam a sua inclusão numa ordem à parte. Elas são: 
  1. quatro (em vez de dois) dentes incisivos na maxila
  2. o escroto do macho está em frente do pênis
  3. o pênis não tem ossos como nos roedores
Tal como os roedores, os lagomorfos têm dentes que crescem continuamente, necessitando portanto de atividade constante para evitar que fiquem grandes demais.

Fonte


Roedores

Os roedores (do latim científico: Rodentia) constituem a mais numerosa ordem de mamíferos com placenta contendo mais de 2000 espécies, o que corresponde a cerca de 40% das espécies da classe dos mamíferos.

No entanto, todos compartilham uma característica: uma dentição altamente especializada para roer. Todos os roedores possuem um par de incisivos na arcada dentária superior e inferior seguidos por um espaço, o diastema, e por um ou mais molares e pré-molares. Nenhum roedor possui mais de quatro incisivos e nenhum roedor possui caninos. Seus incisivos não têm raiz e crescem continuamente. As superfícies anterior e laterais são cobertas de esmalte, enquanto a posterior tem a dentina exposta. No ato de roer, os incisivos se atritam, desgastando a dentina, o que mantém os dentes bastante afiados.

Grupos comumente confundidos com roedores e erroneamente inclusos entre eles: Chiroptera (morcegos), Insectivora (ouriços, toupeiras), Lagomorpha (coelhos, lebres), Scandentia (tupaias) e Carnivora (Visons).



Características
Estes mamíferos possuem dois pares de dentes incisivos (dentes da frente) bem desenvolvidos. Um par situa-se no maxilar superior e o outro no maxilar inferior. Estes pares de dentes crescem continuamente, pois são desgastados à medida que o animal vai roendo as cascas dos ramos das plantas. Os roedores não possuem dentes caninos (presas), mas têm molares para a trituração do alimento. Como exemplos, temos o rato, o camundongo, a capivara (o maior roedor do mundo), o esquilo, a marmota e o castor.


Fonte.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post e pelo blog

Unknown disse...

Super relevante

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...