quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Anão russo Campbell ou Winter White?

Hamster anão russo campbell. Note o sub-pêlo cinza.
Hamster anão russo siberiano.
Desde que comprei o casal 20, fiquei com um a dúvida cruel: eles são anão russo campbell (Phodopus campbelli), ou são anão russo siberiano, também conhecido como winter white (Phodopus sungorus)?

Procurei muito pela internet, e cada lugar dizia uma coisa, no final fiquei ainda mais confusa do que quando comecei!

Finalmente, achei na Encyclopedia of Life, um artigo esclarecedor sobre as diferenças entre estas duas espécies de hamsters anões. Abaixo, eu transcrevo as diferenças que o autor expõe:


Phodopus campbelli é freqüentemente confundida com Phodopus sungorus, os hamsters siberianos. No entanto, existem várias características físicas que distinguem as duas espécies. As orelhas de Phodopus campbelli são geralmente menores que as do Phodopus sungorus. A cor do pêlo dorsal do Campbell é marrom, enquanto que a cor do pêlo do Siberiano é cinza escuro, além disso a faixa escura mediana-dorsal do hamster Campbell é mais fina e definida do que a do Siberiano. A área onde o pêlo dorsal encontra o pêlo ventral é de uma cor amarela cremosa no Campbell, e apresenta-se branca no Siberiano. Além disso, o sub-pêlo de Phodopus campbelli é cinza escuro, enquanto que no Phodopus sungorus é branco.(Allen, 1938; Hollister, 1912) 


Então, examinando Ted e Luiza concluímos que eles são hamsters anões russo siberiano, ou winter white! A cor do pêlo dorsal pode variar muito, então não é muito confiável basear-se somente nisso. Acho a cor do sub-pêlo mais confiável para a distinção dos dois.

2 comentários:

Unknown disse...

Recentemente ganhei um casal de hamster, e estava com está dúvida também. Felizmente agora sei que eles são winter White

Redescrobrindo-se disse...

Amore os nossos hamater não são um nem outro porque no Brasil só existem híbridos de Campbell com Snow White. Eles nascem com caracteristicas misturadas e compprtamenros difernetes tipo loteria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...