quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Grande hamster da Alsácia



O hamster europeu (Cricetus cricetus) é uma pequena espécie de roedor, de aparência maciça e robusta, que é encontrado na Europa e Ásia . Esta é a única espécie do gênero Cricetus. É também a única espécie que vive em estado selvagem na Europa , mas apesar das medidas de proteção e reintrodução, o hamster aparece em 2009 entre os "mamíferos ameaçados de extinção na Europa", especialmente no leste da França , na Alsácia , na Bélgica , onde ele está à beira da extinção devido à destruição de seu habitat pela agricultura intensiva e desenvolvimento urbano. A espécie, no entanto, é sempre bem representado na Europa Oriental e Ásia.



Morfologia

É um hamster que tem uma cauda curta, orelhas relativamente grandes, um casaco tricolor: branco e vermelho por cima e preto por baixo.
O adulto atinge um peso de 220-460 g,  para um comprimento de 20 cm de corpo, e 5 cm para a cauda . Seus olhos são pequenos e as orelhas arredondadas.

Reprodução



Acasalamento ocorre de abril a julho. As fêmeas são capazes de apresentar duas ninhadas por ano. A gestação dura pouco menos de três semanas, os filhotes são de pequeno porte: cerca de 7 gramas no nascimento. A maturidade sexual é atingida após 2-3 meses. A longevidade é de cerca de um ano e meio na natureza. 

Comportamento

Este hamster é um animal noturno, solitário, e apresenta um período de hibernação de outubro a novembro até março-abril. Sua dieta consiste em sementes, raízes, frutos, insetos , moluscos e rãs .
  
Ecologia e Distribuição 
Habitat



Ele vive nos campos de cereais, leguminosas ( trevo , alfafa ...) e beterrabas. Habita áreas com altitude inferior a 500 m. A sua toca pode ter até 2 metros de profundidade. O hamster é particularmente relacionado com as condições do solo . Assim, o solo do tipo loess (solo muito rico, cheio de nutrientes) é procurado como uma prioridade .

Distribuição

É principalmente um animal das estepes da Europa Central e Oriental. Ao abrigo do desmatamento e da expansão das terras cultivadas, ele estão aclimatados para o oeste da Europa. Em alguns países  do leste da Europa a população deles chega até a várias centenas de indivíduos por hectare.
A densidade populacional é muito difícil de estimar, porque é muito variável durante o ano, e especialmente entre os anos, dependendo das condições climáticas, o ambiente e, hoje, os fatores humanos. Se o hamster europeu é ainda provável a proliferar na Europa Oriental, no momento as populações da fachada ocidental estão todos à beira da extinção .

  
História, pressão e ameaças sobre a população e estado de conservação




O hamster europeu era considerado supérfluo na Rússia, onde forma capturados cerca de 16 milhões em 1953 e 12 milhões entre 1952 e 1956, para utilizar sua pele .
Na Europa Ocidental esta espécie proliferou novamente no ano de 1960 . Campanhas de erradicação, a fim de proteger as culturas foram lançadas, usando armadilhas, produtos químicos ou afogamento. Essas operações, foram tão eficazes que este hamster praticamente desapareceu desses países. O governo está tentando agora, preservar as populações restantes .
Na França, as principais causas do declínio da espécie são as construções, degradação e fragmentação dos ecossistemas, a drenagem , a eutrofização , as estradas, especialmente o cultivo intensivo de milho que tem invadido quase 80% da planície da Alsácia em poucas décadas. Suburbanização é um outro fator, como podem ser os pesticidas, a crescente degradação do meio ambiente durante a noite pela poluição luminosa, alguns micróbios ou parasitas transportadas por populações de carrapatos, que são eles próprios favorecidos por uma superabundância de veados e javalis e desequilíbrios ecológicos.



Depois de ser considerado "nocivo" e se eliminado por muitos agricultores na Alsácia, o hamster Europeu tem sido protegido desde 1993 , mas em 2009 ele apareceu entre os mamíferos ameaçados na Europa, de acordo com a Comissão Europeia em vigor, o número de tocas caiu ainda mais, de 1.167 em 2001 para 161 em 2007 e esta tendência continuou até 2009. Até o momento, o número de indivíduos parece aumentar ligeiramente com uma população estimada de menos de 200 indivíduos em 2007 para 800 indivíduos em 2011 .


O status de proteção na Europa

Era muito abundante na Alsácia , em 1960 , algumas vezes chamado de hamster grande da Alsácia e de marmota de Estrasburgo, o hamster Europeu foi perseguido e capturado de forma tão eficaz que ele desapareceu de 90% da sua gama no século XX .

Que atesta a sua presença em apenas alguns municípios perto de Estrasburgo . O desafio agora é restaurar o habitat ameaçado ou inadequado para culturas industriais (agricultura de milho, em particular), pelo desenvolvimento urbano desenfreado e pela construção de estradas que destroem e fragmentam o seu território .



Desde 1998 uma série de ações coordenadas entre a região e as associações de conservação têm sido tomadas para protegê-lo na Alsácia e as culturas onde nidifica.
Um plano de conservação foi desenvolvido sob os auspícios do Ministério francês da Ecologia. Que planeja ações a serem tomadas para o período 2007-2011. Estes incluem incentivar os agricultores a cultivar a alfafa que alimenta o hamster.

A Comissão Europeia atacou a França, antes do Tribunal de Justiça Europeu, por sua falta de ação em favor do Hamster. A França, apesar das ordens da Comissão, não pôde ou não quis proteger os 240 000 hectares para a sobrevivência da população do Hamster da Alsácia, mas apenas 3 490 hectares, enquanto que nos outros hectares os assentamentos rurais continuaram a deteriorar-se sob a pressão da agricultura mais intensiva .

Em 2011 estimava-se que o hamster Europeu estava presente em apenas 22 autarquias da Alsácia, como Geispolsheim , Obernai e Elsenheim com dois terços dos burrows .

Reintrodução do grande hamster da Alsácia.

Fiz uma verdadeira colcha de retalhos para escrever este post, Peguei informações de vários sites. Fiquei fascinada com a história desde hamster selvagem, além de que, acho a barriga preta dele um charme! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...