quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Berne: muito cuidado!

Lesão de berne: circular, bordas inflamadas, centro pulsante.


Nunca pensei no perigo dos bernes, até vir para o interior. Vi uma mosca varejeira rondando a cozinha onde está a casa do Tails, e não descansei até colocá-la para fora! Fiquei muito preocupada e passei a vigiar melhor a casa do Tails.

Berne ou dermatobiose é uma infecção produzida por um estágio larval, tipo de doença conhecida da mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida no Brasil como mosca-varejeira, que infecta diversos animais, principalmente bois. São várias as espécies de moscas chamadas de varejeiras. São encontradas na família Calliphoridae, dos gêneros Chrysomya e Dermatobia.
Ao notar a presença de tal parasita no corpo de um animal ou de uma pessoa, existem alguns cuidados a serem tomados. É fundamental a procura de ajuda médica para a remoção da larva; caso, em uma tentativa caseira de remoção, o parasita acabe por não ser totalmente removido, é provável a ocorrência de complicações (infecções, por exemplo).
Além do texto anterior, encontrei na Wikipedia umas ideias bizarras para retirada de berne. Não aconselho nenhuma delas! Já retirei muito berne de ser humano e de cachorro, os dois são suficientemente inteligentes para entender que eu estava tentando ajudá-los, apesar da dor.

Meu irmão foi pescar uma vez e tirou a camisa na beira do rio. Ele voltou com dois bernes nas costas, o menor foi fácil tirar, o maior foi difícil, mas ele insistiu que eu mesma tirasse. Que larva feia!
Durante o nosso trabalho de campo todos os meus colegas pegaram berne, menos eu! Um colega meu teve um tão grande que quase virou mosca e saiu voando! Ele chegou a ir no HC de Ribeirão Preto, mas disseram que era uma espinha inflamada e ele tomou muito antibiótico! Imagine! Médicos da cidade! Quanto sofreu! Ele só percebeu que era um berne, quando um dia, após tomar banho, viu no espelho do quarto o tubo respiratório da larva emergindo das suas costas! Ah, segundo ele mesmo contou depois, ele começou a gritar:" Um alien! Um alien!". Fazia pouco tempo que havia estreado este filme no cinema...
Outro colega teve problemas mais sérios, pois ao tentar tirar a larva, ela foi esmagada dentro da pele, virou um abcesso que teve de ser aberto e tratado no hospital! Eu morri de medo ao tirar aquela larva maior do meu irmão pois tinha medo de estourar e acontecer o mesmo com ele.

Em um hamster, caso ocorra um caso de berne, eu recomendo a utilização de um pedaço de toucinho. A ideia é tampar a respiração da larva, ela será obrigada a sair do corpo, entrar no toucinho até chegar na superfície para respirar. Minha colega de campo na faculdade, teve um berne no seio, local delicado que não dá para extrair a seco, e então ela usou o toucinho e obteve sucesso!
Outras alternativas, seriam o uso de vaselina sólida ou um filme de plástico para obstruir a respiração da larva.


As moscas varejeiras são grandes, de cores brilhantes ou listradas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...